Pensando nos próximos passos, foi construído um mapa estratégico com ações até 2045, visando o desenvolvimento e crescimento da cidade
O Seminário de Desenvolvimento do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) foi realizado na noite desta terça-feira, dia 20, na Câmara de Vereadores de Jaguaruna.
Coordenado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina e o Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), por meio do Conselho e Câmaras Técnicas na cidade, o seminário reuniu líderes locais, representantes do setor público e privado, além de parceiros estratégicos para celebrar os avanços e planejar os próximos passos do programa.
Aline Nandi, coordenadora de projetos do IDEL, destacou a importância de pensar globalmente e agir localmente, filosofia que guia o DEL. “O fechamento deste primeiro ciclo foi um grande sucesso, conforme apontado pelas Câmaras Técnicas. A construção do mapa estratégico e o desenvolvimento de diversos projetos neste ciclo, demonstra a capacidade de transformação local e reafirma a importância dos diferentes atores para união e consenso sobre os temas prioritários em prol da construção de um agora melhor”, afirma.
No pronunciamento da vice-presidente da Associação Empresarial de Jaguaruna, Bruna Costa, ecoaram o sentimento de satisfação e renovação das expectativas para o futuro jaguarunense. “Sempre apoiamos o projeto por acreditar no seu potencial de transformar nosso município. Hoje, ao ver os resultados, podemos afirmar que estamos no caminho certo. Agradeço a todos que contribuíram para esse sucesso, especialmente aos coordenadores e voluntários”, frisa.
O Programa DEL em Jaguaruna tem como objetivo aumentar a competitividade e a capacidade de transformação do município, por meio de uma estratégia sustentável e de longo prazo. Entre os resultados alcançados, destacam-se as ações das Câmaras Técnicas, que englobam áreas como agricultura, pesca, educação, inovação, infraestrutura, mobilidade e turismo. Essas frentes têm promovido iniciativas de grande impacto, como palestras voltadas para a agricultura familiar, melhorias no trânsito local e a valorização do turismo sustentável. Pensando nos próximos passos, foi construído um mapa estratégico com ações até 2045, visando o desenvolvimento e crescimento da cidade.
Além da apresentação dos resultados, o seminário também contou com a participação da Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), representada por César Augustus Winck, diretor de Comércio e Serviços. Ele destacou a importância da proximidade entre o estado e os municípios para potencializar o desenvolvimento econômico regional, assim como detalhou os programas atuais da pasta, como o programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (PRODEC), o Juro Zero, o SC Bem Mais Simples e o Pronampe.