Câmara Municipal poderá contratar intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e firmar convênios e parcerias
Os trabalhos parlamentares da Câmara Municipal de Laguna poderão ganhar a tradução simultânea por intérpretes do sistema Libras. É o que assegura projeto de lei que começou a tramitar nesta segunda-feira, dia 22, no Legislativo lagunense.
Para entrar em vigor, a proposta de autoria do presidente da Câmara, Hirã Floriano Ramos, ainda precisa ser aprovada em plenário nas próximas semanas.
Pelo projeto de lei, as sessões plenárias ordinárias e extraordinárias e as sessões solenes da Câmara Municipal, como também as transmissões em TV ou nas redes sociais serão traduzidas simultaneamente por intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e demais recursos de expressão associados a ela.
Para executar o projeto a Câmara Municipal poderá contratar intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e firmar convênios e parcerias com órgãos e entidades públicas ou privadas que atuem no atendimento de surdos e deficientes auditivos.
“O objetivo deste projeto de lei é intensificar a divulgação e ampliar a informação sobre o trabalho dos vereadores, assegurando sua compreensão pelos portadores de deficiência auditiva”, afirmou o presidente na justificativa ao projeto de lei.
Câmara de Jaguaruna é a primeira na região a ter sessões com tradução em Libras
Em fevereiro deste ano a Câmara de Jaguaruna tornou-se a primeira da região a ter intérpretes em Libras. A ação faz parte de um antigo projeto do presidente Alexandre Martins (PP) para ampliar a participação da comunidade surda no Legislativo. Duas profissionais do município agora fazem a interpretação dos pronunciamentos de vereadores e convidados.