Quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Tubarão
18 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
18 °C
16 °C
COTIDIANO

Soratto anuncia Marlise Nunes para comandar a Fundação de Educação de Tubarão

Professora será a diretora-presidente da pasta a partir de 1º de janeiro

Tubarão, 13/11/2024 14h04 | Atualizada em 13/11/2024 14h05 | Por: Redação Folha Regional

O prefeito eleito de Tubarão, Estêner Soratto, anunciou, nesta quarta-feira, dia 13, mais um nome que vai integrar a prefeitura de Tubarão a partir de 1º de janeiro de 2025. A professora Marlise Gisela Nunes será a diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação.

Professora por formação, pós-graduada em Educação Matemática e Mestre em Educação, Marlise comanda a Coordenadoria Regional de Educação de Tubarão. Também dirigiu a Coordenadoria Regional de Educação de Laguna, entre janeiro do ano passado e abril deste ano.

Conforme Soratto, o perfil técnico da futura diretora-presidente demonstra a importância que a educação municipal terá em Tubarão. “A Marlise reúne todas as qualidades necessárias para comandar a secretaria de Educação. Eu disse, durante a campanha, que não teríamos política na secretaria e muito menos nas Escolas e Creches. É uma profissional técnica, competente e está com muita disposição para realizar um excelente trabalho”, projeta o prefeito eleito.

Marlise admite que é uma grande honra receber o convite para assumir a Secretaria de Educação de Tubarão. “Agradeço ao prefeito Soratto pela confiança no meu trabalho e pela oportunidade de vivenciar um momento tão significativo em minha trajetória profissional. Comprometo-me a retribuir com dedicação, diálogo e motivação, entregando o meu melhor, para que possamos construir, juntos, uma gestão educacional que sirva de exemplo para o estado e para o país”, afirma.

Além de Marlise, Soratto anunciou, no início desta semana, que o vice-prefeito eleito, Denis Matiola, vai comandar a secretaria de Administração da futura gestão municipal. Nos próximos dias, novos nomes devem ser anunciados pelo futuro prefeito.

“A gente quer chegar na primeira semana de dezembro com todo o secretariado já divulgado, para que possam participar, pelo menos, dos últimos 30 dias de transição”, diz Soratto.

Ele ressalta que seu secretariado deve ter perfil técnico, proativo e idôneo e não descarta a possibilidade de vereadores eleitos assumirem uma secretaria. Além da mudança do nome da Secretaria de Gestão, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico também terá o nome mudado para Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço. A ideia é que esta secretaria funcione dentro do Centro de Inovação. O nome da pessoa que assumirá a pasta será apresentado ao Conselho de Entidades de Tubarão (Conset).

UPA e ações de saúde serão prioridades

Durante reuniões de transição de governo, o prefeito eleito foi surpreendido com o valor da dívida do município, estimada em mais de R$ 800 milhões, e entraves em obras em andamento, entre elas a do Centro de Referência em Saúde Manoel Bertoncini, localizado na Rua Januário Alves Garcia, na margem esquerda, onde funcionará a UPA 24h.

Sem orçamento disponível para as adequações exigidas, o edital só poderá ser lançado em 2025, para instalação de tubulação de oxigênio e ampliação das salas. “Temos que fazer a ampliação para cadastrarmos a UPA no Ministério da Saúde e requisitar subsídio de até 25% do governo federal”, explica.

Soratto também cita outros problemas encontrados no setor de saúde e que terão prioridade. “Teremos uma dedicação forte para a UPA e outros problemas. Temos cerca de quatro mil pessoas na fila para atendimento de fisioterapia, mais três mil na fila para atendimento psicológico. Sem saúde não se faz nada, então será nossa prioridade”, garante.

Usina de asfalto da Amurel será opção para recuperação das vias

A infraestrutura da cidade é outro setor que terá atenção do prefeito eleito. Para investir em obras de recuperação das vias, Soratto fará reorganização administrativa. “Mais da metade das ruas estão esburacadas. Assim que a prefeitura recuperar as certidões negativas, que é outro problema que temos, pretendo fazer essa grande reorganização para celebrar um convênio de repasse de recursos com o governador para revitalização das nossas estradas.”

Com foco em minimizar os custos, o prefeito eleito quer usar a usina de asfalto da Amurel para fabricação própria da massa asfáltica. “Já tive uma conversa prévia com o prefeito de Pedras Grandes, e se a usina da Amurel não estiver pronta, alugaremos a da prefeitura para baratear em torno de 30% o valor”, comenta.

Centro de Inovação

O Centro de Inovação Sigma Tech Park será inaugurado oficialmente ainda neste mês de novembro e terá investimentos da prefeitura para tornar Tubarão uma referência em inovação e tecnologia. A nova gestão estuda a possibilidade de a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço funcionar dentro do Centro. Reuniões com a Intelbras também estão em andamento para integrar a empresa de telecomunicação com o Centro de Inovação. “Terá nosso apoio total. E nisso também se enquadra a questão do apoio às empresas. Nosso objetivo é fomentar as que nós já temos para motivar o empresário a ampliar o seu negócio e também trazer novas empresas de fora para Tubarão.”

PL terá candidato da região em 2026

O prefeito eleito permanece no comando do PL na Amurel e já iniciou as articulações para as eleições de 2026. Soratto garante que vai priorizar seu mandato como prefeito e que não será candidato a deputado.

O partido deve apoiar Beto Martins para representar o PL da Amurel na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa.
“Meu nome não está disponível para 2026. A gente vai atuar na prefeitura, tem muita coisa para fazer. Mas o PL vai ter um candidato a deputado estadual na Amurel. Hoje o nome mais forte é o do senador Beto Martins. Tenho muita expectativa de que ele seja o nosso candado a deputado estadual”, diz.

Soratto enfatiza que o partido conta com sete prefeitos eleitos, um vice-prefeito e 31 vereadores na Amurel e terá candidato para deputado estadual e para apoiar a reeleição do governador Jorginho Mello, presidente estadual do PL.

Soratto conta que está em conversa com mais três prefeitos da região que podem migrar para o PL em breve. “Há três possibilidades de prefeitos que, por questões com os seus partidos, que não ajudaram na eleição, poderiam migrar para o PL. Estamos conversando”, adianta.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!