Alunos da EEB Monsenhor Bernardo Peters detalharam como funcionam as faturas de energia elétrica e os impactos da construção da subestação para distribuição de energia
Alunos das turmas 303, 201 e 202 da Escola de Educação Básica Monsenhor Bernardo Peters, de Treze de Maio, escolheram a Cooperativa Regional Sul de de Eletrificação Rural (Corosel) como tema de um projeto educacional intitulado “Subestação: O impacto direto no seu bolso”.
O projeto está sendo apresentado nesta quinta, dia 15, e sexta-feira, dia 16, na Feira do Conhecimento da escola e visa desmistificar a complexidade da fatura de energia elétrica para o público geral e esclarecer o impacto positivo da construção da subestação para a comunidade.
“A Coorsel expressa seu agradecimento aos estudantes da Escola Monsenhor Bernardo Peters pela elaboração deste projeto informativo e educativo, que contribui significativamente para a conscientização sobre o impacto das contas de energia na vida cotidiana”, comenta a direção da cooperativa.
A ideia para o projeto surgiu após um debate em sala de aula, na disciplina de Educação Financeira. Durante a discussão sobre o gerenciamento financeiro de uma família, os alunos identificaram uma lacuna significativa no conhecimento sobre como funcionam as faturas de energia elétrica.
A apresentação do projeto inicia com um vídeo educativo que ilustra o percurso da energia desde sua origem até chegar às residências dos consumidores. Em seguida, uma maquete detalha a evolução da rede elétrica no Brasil, proporcionando uma visão geral do início deste setor.
A segunda fase do projeto proporciona uma explicação didática sobre a distribuição de energia elétrica no país e a função da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além disso, os alunos exploram o impacto da hidrelétrica Itaipu, uma das maiores usinas de energia do mundo, e como sua operação afeta o cenário energético nacional.
Um dos destaques do projeto é a representação de uma das primeiras sedes da Coorsel, por meio de uma maquete, que mostra a evolução da empresa até sua configuração atual. Os estudantes também apresentam um projeto da Subestação, ilustrando como seus benefícios se refletem diretamente no bolso dos consumidores.
Para encerrar, os alunos oferecem uma explicação detalhada sobre os elementos presentes na fatura de energia elétrica, ajudando a esclarecer possíveis dúvidas e promover um melhor entendimento financeiro entre os espectadores.