Segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Tubarão
31 °C
15 °C
Fechar [x]
Tubarão
31 °C
15 °C
COTIDIANO

Superlua azul acontece nesta segunda-feira e une fenômenos raros

Considerada uma das maiores e mais brilhantes luas, este evento só deve acontecer novamente em 13 anos

19/08/2024 18h56 | Atualizada em 19/08/2024 18h56 | Por: Redação Folha Regional

A primeira Superlua do ano aparece no céu na noite desta segunda-feira, dia 19. O fenômeno acontece quando a Lua cheia está no ponto mais próximo da Terra. Em média, essa distância é de cerca de 384 mil quilômetros, mas hoje a Lua estará a 362 mil quilômetros do nosso planeta.

Segundo a agência espacial americana, a NASA, o fenômeno ficará visível durante três dias, até a noite da próxima quarta-feira, dia 21. Por estarem a até 90% de sua aproximação mais próxima da Terra, as superluas são as maiores e mais brilhantes luas cheias do ano. Já a lua azul, embora tenha esse nome, não terá a coloração afetada.Isso acontece porque a órbita é elíptica, ou oval. Assim, a Lua fica aparentemente maior e mais brilhante, explicou o astrônomo do Observatório Nacional, Fernando Roig.

"Pode ser até 20% mais brilhante do que a lua é. É um espetáculo bem interessante de se observar e dá para ver de qualquer parte do Brasil, do mundo, se tiver condições meteorológicas adequadas", disse. 

O termo, na verdade, começou a ser usado na língua inglesa em 1528 e hoje é popularmente usado para referir-se à quarta lua cheia da estação.

Já a junção do evento da superlua com a lua azul é considerada uma raridade astronômica.

Esta será a primeira de quatro superluas deste ano, que acontecerão também em setembro, outubro e novembro. No entanto, uma superlua azul está prevista para acontecer novamente em 2037.

As diferente superluas passaram a ser nomeadas, na década de 1930, a partir de cerimônias indígenas ao redor do mundo, dando origem a nomes como Lua do Esturjão, Lua Vermelha, Lua do Milho, Lua do Grão e Lua do Cachorro.

De acordo com a NASA, o termo lua azul tem uma origem incerta: "O primeiro registro do uso do termo "lua azul" em inglês data de 1528. Especulações sobre a origem do termo incluem uma antiga expressão inglesa que significa "lua traidora" (porque levava a erros na definição das datas da Quaresma e da Páscoa). Ou pode ser uma comparação com eventos raros, como quando o pó na atmosfera faz com que a Lua realmente pareça azul".

O fenômeno da superlua azul será visível a olho nu.

Como surgiu a Superlua

O termo Superlua foi criado por um astrólogo, em 1979, para se referir a uma Lua cheia que está pelo menos a 90% da distância mais próxima da Terra.

Como não é uma definição científica, não existe consenso entre instituições astronômicas sobre a distância entre Lua e Terra que caracteriza o fenômeno.

O Observatório Nacional informou que, em 2016, a Superlua estava a 356 mil quilômetros do nosso planeta, foi a menor distância desde 1948.

 

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!