Sábado, 16 de maio de 2026
Tubarão
25 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
25 °C
16 °C
COTIDIANO

Telas do artista plástico Willy Zumblick serão restauradas em Tubarão

Passarão por um processo de restauração nos próximos meses 10 das 72 telas do artista plástico que estão no Centro Municipal de Cultura

Tubarão, 18/12/2023 19h22 | Por: Redação Folha Regional
Divulgação/Folha Regional

Dez das 72 telas do artista plástico Willy Zumblick que estão no Centro Municipal de Cultura de Tubarão passarão por um processo de restauração nos próximos meses. Um ato simbólico com a presença de familiares de Willy, do restaurador e de convidados foi realizado nesta segunda-feira, dia 18.

A restauração das telas foi viabilizada desde o dia 8 de março, quando um grupo de médicas dermatologistas, lideradas por Mariane Fissmer, realizou um jantar cuja arrecadação seria destinada à área da cultura. Ficou decidido que os recursos seriam utilizados para beneficiar as obras de Willy Zumblick que mais precisassem de recuperação.

Coube aos servidores do Centro Municipal de Cultura Geraldo Corrêa e Diolene Gonçalves Corrêa constatar quais obras guardadas na reserva técnica deveriam ser restauradas. Eles também receberam opiniões de José Corrêa Cachoeira, o restaurador escolhido pela família Zumblick para o trabalho.

José Corrêa Cachoeira foi aluno de Willy Zumblick. O artista iniciou os estudos de pintura em 1974, com o próprio artista plástico.

“Meu trabalho será aplicar a mesma técnica de seu Willy, através do impressionismo. Algumas telas poderão demorar alguns dias a serem restauradas, outras poderão levar mais tempo, vai depender do nível de deterioração”, destacou o restaurador que hoje tem em andamento em casa o trabalho de recuperação de cinco telas de Willy, que pertencem a variadas pessoas.

As 10 telas que serão restauradas a partir de agora pertencem à família Zumblick, que autorizou o trabalho, e têm a guarda formal da prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura.

“É uma ação muito importante e de respeito à memória de meu pai. Muitas vezes ele recebeu propostas para deixar suas telas em várias outras cidades, mas sempre quis que ficassem aqui onde nasceu”, destaca Eliza Zumblick, filha do pintor que esteve no ato na companhia de Andréa, neta de Willy.

Por serem obras de arte especiais, o transporte das telas para o ateliê do restaurador terá alguns cuidados especiais.

“A Guarda Municipal vai acompanhar esse transporte, pois as telas têm um grande valor histórico e cultural”, destacou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Ramires Linhares, ao ressaltar que as restaurações não gerarão nenhum custo aos cofres do município ou da fundação.

Obras que serão restauradas:

1) Café Colonial Blumenau

2) Festa da Cigana

3) Garibaldi e Família

4) Cisne Negro

5) Anita com os enfermeiros

6) Anita Garibaldi enfrenta seu adversário

7) Balé Macabro

8) Anita Garibaldi segurando sua arma

9) Banhista na praia

10) Rainha das águas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9905-1638

Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!