A avaliação institucional será realizada anualmente e abrangerá diversos aspectos
Um decreto do prefeito de Treze de Maio, Neném Bardini, publicado na semana passada, institui a avaliação da oferta dos serviços educacionais nas unidades da rede municipal de ensino para a análise e o aprimoramento da qualidade do ensino e da gestão escolar.
A avaliação institucional será realizada anualmente e abrangerá todos os aspectos relativos ao ensino, administração e infraestrutura das unidades escolares, conforme os princípios de gestão democrática.
A aplicação da avaliação será efetuada por meio de formulário eletrônico e vai abordar a satisfação dos alunos, pais e responsáveis quanto ao ambiente escolar; eficácia das práticas pedagógicas adotadas pela unidade escolar; qualidade da infraestrutura e dos recursos materiais; transparência e ética nos processos administrativos; participação da comunidade escolar no desenvolvimento e implementação do Projeto Político Pedagógico (PPP); e, por fim, o comprometimento com o cumprimento das metas estabelecidas no Plano de Gestão Democrática e pela Secretaria Municipal de Educação.
A Secretaria Municipal de Educação será responsável pela elaboração, aplicação e análise dos formulários, devendo divulgar os resultados e implementá-los na revisão das práticas pedagógicas e administrativas das unidades escolares.
Para o decreto, o município considerou a importância de monitorar e avaliar a qualidade dos serviços educacionais ofertados nas unidades escolares municipais e a necessidade de aprimorar os processos educacionais através da participação da comunidade escolar.