Sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Tubarão
18 °C
17 °C
Fechar [x]
Tubarão
18 °C
17 °C
COTIDIANO

Trump anuncia vitória, diz que fechará fronteiras e promete virada nos Estados Unidos

A contagem de votos ainda está em curso e o resultado final oficial não foi anunciado, mas a dianteira do republicano em Estados decisivos o coloca cada vez mais próximo da Casa Branca

06/11/2024 07h10 | Atualizada em 06/11/2024 07h14 | Por: Redação Folha Regional

O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, discursou como presidente eleito para apoiadores na Flórida e disse que seu novo governo será "a era de ouro da América".

Trump subiu ao palco em um resort de luxo em Palm Beach na madrugada desta quarta-feira, dia 6, ao lado da família e do senador JD Vance, candidato a vice-presidente.

A apuração dos votos ainda estava em andamento quando ele discursou. Trump somava 267 dos 270 delegados no Colégio Eleitoral, segundo projeções da agência AP, e superava a democrata Kamala Harris também no voto popular. 

Além disso, o jornal "The New York Times" estimava chance de vitória para ele acima de 95%. O republicano disse que os americanos deram a ele "um mandato poderoso e sem precedentes" e classificou a vitória como o "maior movimento político de todos os tempos".

"Eu não vou descansar até devolver uma América segura e próspera que merecemos. Essa vai ser a era de ouro da América." O republicano comentou a votação expressiva nos estados-chave e disse que estava vivenciando um sentimento de amor maravilhoso. Ele também citou o fato de o partido ter retomado o controle do Senado após quatro anos.

Durante discurso, Trump prometeu fechar as fronteiras. Afirmou que seu slogan será: 'Promessas feitas serão cumpridas'. Prometeu corte de impostos e redução do déficit. Pregou a união entre todos os americanos. Agradeceu ao vice na chapa, J.D. Vance, e disse que amava Elon Musk.

Após Donald Trump ter declarado vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, os primeiros líderes mundiais se pronunciaram parabenizando o republicano.

A contagem de votos ainda está em curso e o resultado final oficial não foi anunciado, mas a dianteira do republicano em Estados decisivos o coloca cada vez mais próximo da Casa Branca.

Com 7 Estados com contagem de votos ainda indefinida, Trump aparecia com 266 delegados assegurados no Colégio Eleitoral, dos 270 necessários para ser eleito. A sua adversária, a democrata Kamala Harris, aparecia com 219 delegados assegurados.

"Parabéns pelo maior retorno da história! Seu retorno histórico à Casa Branca oferece um novo começo para a América e um poderoso recomeço para a grande aliança entre Israel e os Estados Unidos", afirmou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em uma postagem no Twitter após o discurso do republicano.

O primeiro-ministro da Hungria e expoente da direita radical global, Viktor Orbán, fez uma declaração semelhante: "A maior recuperação na história política dos Estados Unidos! Parabéns ao presidente Donald Trump por sua enorme vitória. Uma vitória muito necessária para o mundo!"Outra representante da direita, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, afirmou que "a Itália e os Estados Unidos são nações 'irmãs', ligadas por uma aliança inabalável, valores comuns e uma amizade histórica".Na Europa, o presidente da França, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, também parabenizaram Trump.

O francês afirmou, pelo Twitter, estar pronto para trabalhar ao lado do republicano "como fizemos por quatro anos".

"Com suas convicções e as minhas. Com respeito e ambição. Por mais paz e prosperidade", escreveu.

Com informações de EBC

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!