Foram analisados fatores como infraestrutura urbana, serviços públicos, presença de instituições de segurança e indicadores sociais
Foto: Divulgação/PMT Tubarão virou destaque nacional por ocupar a terceira posição no ranking das cidades mais seguras do Brasil em 2025, segundo o "Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil", da MySide, startup brasileira do ramo imobiliário.
A cidade registrou um índice baixo de mortes violentas a cada 100 mil habitantes, contribuindo para a reputação de Santa Catarina como estado mais seguro do país.
O estudo considera a taxa de óbitos violentos por 100 mil habitantes em cidades brasileiras com mais de 100 mil moradores. A metodologia utiliza informações do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) e a do IBGE.
Foram analisados fatores como infraestrutura urbana, serviços públicos, presença de instituições de segurança e indicadores sociais.
Para o prefeito interino Denis Matiola, Tubarão é exemplo de segurança e qualidade de vida no país. “Essa posição no ranking mostra que o nosso trabalho em segurança, saúde e infraestrutura faz diferença na vida das pessoas. Seguiremos investindo para que Tubarão continue sendo um lugar seguro e acolhedor para todos”.
Além de Tubarão, as duas primeiras posições do ranking também são catarinenses, ocupadas por Brusque e Jaraguá do Sul.