Evento contará com a presença do onco-hematologista pediátrico Amilcar de Azevedo, de São Paulo
O 1º simpósio sobre o câncer infantojuvenil de Tubarão será realizado nesta quinta-feira, dia 4, a partir das 13h, o Espaço Integrado de Artes da UniSul.
O evento promovido pela Escola do Legislativo de Tubarão reunirá especialistas, pesquisadores, acadêmicos e profissionais da área com objetivo de alertar e reconhecer de forma precoce o câncer infantil.
O especialista em onco-hematologista pediátrico Dr. Amilcar de Azevedo, confirmou presença. Atualmente ele é diretor técnico do Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos Boldrin, maior centro de pesquisa em oncologia pediátrica da América Latina, localizado em Campinas (SP).
Segundo dados do Ministério da Saúde, a cada três minutos uma criança morre de câncer e a cada ano, mais de 400 mil com idades entre 0 e 19 anos são diagnosticadas com câncer em todo o mundo, sendo que no Brasil, o câncer infantojuvenil se destaca no ranking de causas de mortes na mesma faixa etária.
Estudos apontam que o câncer é a segunda causa de óbitos em crianças, na faixa etária de 4 a 18 anos, na região sudeste do Brasil. A estimativa de novos casos de câncer infantojuvenil no Brasil, para cada ano do triênio, de 2023 a 2025, é de 7.930, sendo estimados 4.230 meninos e 3.700 meninas. E o caminho para reduzirmos estes números e aumentar a sobrevida, é o diagnóstico precoce.
Estima-se que 80% das crianças e adolescentes podem ser curados quando diagnosticados precocemente e submetidos a tratamento adequado, por isso, a importância de uma conscientização maior sobre a temática e a busca de ações necessárias e eficazes para que se tenha êxito nesta luta.
O evento é uma parceria da Casa Guido com a Anima/Unisul, Instituto Inspirali e Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Tubarão, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Amurel.