Cadastramento deve auxiliar nos encaminhamentos adequados aos serviços especializados do município
As equipes técnicas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Setor de Atendimento à População em Situação de Rua (POP) de Tubarão estiveram reunidas com a Secretaria de Desenvolvimento Social para discutir estratégias e intensificar os esforços voltados à população em situação de rua.
A principal meta estabelecida no encontro é o cadastramento dessas pessoas para mapear a realidade no município e promover encaminhamentos adequados aos serviços especializados. “É prioridade do município cadastrar as pessoas que estão nessa situação para se ter a real visibilidade de quantos e quais são, e então encaminhá-los para os serviços específicos, que também incluem a Secretaria de Saúde”, enfatizou a secretária de Desenvolvimento Social, Heloísa Cabral.
Além disso, a reunião abordou novas ideias e experiências bem-sucedidas em outros municípios, que poderão ser adaptadas à realidade de Tubarão. “Sabemos que esse é um desafio global, mas estamos empenhados em minimizar os impactos dessa situação na nossa cidade”, afirmou a secretária.
O prefeito Estêner Soratto reforçou o compromisso da gestão com o tema e destacou a importância da união de esforços para enfrentar o problema. “Cuidar das pessoas nesta situação é uma das prioridades da nossa gestão. Vamos buscar todas as alternativas possíveis para que essas pessoas sejam acolhidas e tenham a chance de recomeçar suas vidas com dignidade.”
Nos próximos dias, ações práticas e estratégias elaboradas durante o encontro começarão a ser implementadas para reforçar este apoio à população em situação de rua.