Em São Joaquim, os termômetros chegaram a marcar 3,4°C em pleno verão
A última sexta-feira, dia 27, do ano amanheceu sob um cenário diferente na serra catarinense. Em pleno verão, a região serrana de Santa Catarina amanheceu com os campos cobertos por uma fina camada de gelo e baixas temperaturas.
De acordo com dados da Epagri-Ciram, a mínima registrada no Vale do Caminhos da Neve foi de 4,61°C por volta das 6h. Já a estação do Inmet, localizada no bairro Jardim Bandeira, em São Joaquim, marcou 3,4°C, uma temperatura surpreendente para o auge do verão.
Conforme os meteorologistas da Climaterra, essa foi a geada de número 75 no ano de 2024.
Confira as mínimas:
3,4 S.Joaquim/INMET/PMSJ
4,9 Painel/PWS
5,3 Urupema/Epagri-Ciram**
6,1 Urubici/Epagri-Ciram
7,7 Água Doce/DSoares
8,1 B.Jardim/T. do Gelo/PMBJ
8,9 Frei Rogério/Epagri-Ciram
9,0 Ponte Alta do Norte/Epagri-Ciram
9,6 Ponte Serrada/PWS
9,7 Guaraciaba/PWS
15,7 Florianópolis/Epagri-Ciram
Previsão do tempo
No decorrer deste sábado, dia 28, tempo firme no Grande Oeste e planaltos do estado catarinense. Nestas áreas, predominam sol e poucas nuvens. No litoral, nebulosidade variável e condições para pancadas de chuva ocasionais, que é intercalada por aberturas de sol. O risco é baixo para ocorrências associadas às condições de tempo nestas áreas.
O amanhecer registra temperaturas entre 12 e 17°C na maior parte do estado, com rápida elevação já nas primeiras horas da manhã. À tarde, máximas entre 27 e 33°C.
No domingo, dia 29, as instabilidades aumentam em todo o estado catarinense. No litoral, permanece nebulosidade variável e condições para chuvas rápidas, que é intercalada por aberturas de sol. Nas regiões entre o Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí, há condições para pancadas isoladas de chuva, em especial no período da tarde, que podem vir acompanhadas de raios. O risco é baixo para ocorrências associadas às condições de tempo.
As maiores temperaturas devem ser observadas no Oeste, onde ultrapassam os 30°C, enquanto dos planaltos ao litoral registram valores entre 23 e 27°C.
Entre segunda-feira, dia 30, e terça-feira, dia 31, as instabilidades atuam em todo o estado catarinense. No litoral, permanece nebulosidade variável e condições para pancadas de chuva ocasionais, que é intercalada por aberturas de sol. No Grande Oeste são esperadas pancadas de chuva típicas de verão, ganhando força no período da tarde, acompanhadas de raios e ventos fortes.