Domingo, 05 de maio de 2024
Tubarão
32 °C
18 °C
Fechar [x]
Tubarão
32 °C
18 °C
COTIDIANO

Um dia após nomeação, secretária de Saúde pede exoneração em Laguna: “falta de autonomia e transparência”

“Fui impedida de acessar relatórios e informações essenciais para uma gestão eficaz”, diz em nota a dentista Luana Julya Brolo Honorato

Laguna, 25/04/2024 16h09 | Atualizada em 25/04/2024 19h41 | Por: Redação Folha Regional
Elvis Palma/Divulgação/Folha Regional

Nomeada nesta quarta-feira, dia 24, como secretária de Saúde de Laguna, a dentista Luana Julya Brolo Honorato ficou somente cerca de 24 horas no cargo. Hoje, dia 25, ela comunicou o seu pedido de exoneração, “após uma cuidadosa reflexão e análise da atual situação”.

A portaria de sua nomeação, assinada pelo prefeito Samir Ahmad, havia sido publicada nesta quarta-feira. Em nota ao portal Agora Laguna, a dentista disse que sua decisão foi motivada “pela falta de autonomia e transparência” que teria enfrentado no cargo.

Leia também

Secretária que deixou cargo em Laguna registra boletim de ocorrência contra antecessor

Desde o ano passado a Secretaria de Saúde de Laguna está no centro de uma polêmica envolvendo a compra de kits de higiene bucal por R$ 600 a unidade. 

“À frente da Secretaria de Saúde, deparei-me com obstáculos que comprometiam seriamente minha capacidade de realizar um trabalho sério e comprometido com o bem-estar da população. Fui impedida de acessar relatórios e informações essenciais para uma gestão eficaz, o que minou minha condução dos assuntos públicos”, disse em nota.

Até o momento a prefeitura de Laguna não informou o novo titular da Secretaria de Saúde.

Leia a nota

É com pesar e profundo desapontamento que venho comunicar minha saída do cargo de Secretária de Saúde do município. Após uma cuidadosa reflexão e análise da atual situação, não me resta alternativa senão renunciar ao posto que ocupo.

Gostaria de esclarecer que minha decisão não é motivada por questões pessoais ou profissionais, mas sim pela falta de autonomia e transparência que enfrentei durante minha gestão. Desde o início, deixei claro ao prefeito e ao secretário interino que só assumiria a responsabilidade se tivesse pleno respaldo para desempenhar minhas funções de maneira ética e eficiente. Infelizmente, essa condição não foi atendida.

À frente da Secretaria de Saúde, deparei-me com obstáculos que comprometiam seriamente minha capacidade de realizar um trabalho sério e comprometido com o bem-estar da população. Fui impedida de acessar relatórios e informações essenciais para uma gestão eficaz, o que minou minha condução dos assuntos públicos.

É com tristeza e indignação que constato a falta de compromisso com os princípios éticos e morais que norteiam a administração pública. Minha saída não representa um abandono de minhas responsabilidades, mas sim um ato de coragem em defesa da integridade e da transparência no serviço público.

Apesar das dificuldades encontradas, saio de cabeça erguida e com a consciência tranquila de que agi conforme minha consciência e meus valores. Não me arrependo das escolhas que fiz, pois sempre priorizei o interesse coletivo e o bem-estar da comunidade.

Expresso minha gratidão a todos que colaboraram com meu trabalho e reafirmo meu compromisso com a saúde e o bem-estar da população, independentemente dos desafios que enfrentamos. Continuarei lutando pelos ideais que sempre nortearam minha trajetória profissional, na esperança de um futuro mais justo e digno para nossa cidade e seus moradores.

Atenciosamente,
Luana Julya Brolo Honorato

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!