Uma assembleia geral reunirá os prefeitos da região no próximo dia 11, na Câmara de Vereadores de Pedras Grandes. Eles farão uma visita técnica no local onde foram instalados os equipamentos
CIM/Amurel/Divulgação/Folha Regional A usina de asfalto da Amurel deve entrar em operação nos próximos dias. O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amurel (CIM-Amurel) marcou a data do dia 11 de dezembro para uma assembleia geral ordinária na Câmara de Vereadores de Pedras Grandes.
Prefeitos de toda a região participarão do encontro e na sequência farão uma visita técnica no terreno onde foi instalada a usina. “Está quase tudo pronto para a entrega da usina. No próximo dia 11 faremos uma assembleia geral ordinária na Câmara de Vereadores de Pedras Grandes e, de lá, levaremos os prefeitos e prefeitas para uma visita à nossa tão aguardada usina de asfalto. Depois disso, em breve, faremos a inauguração da usina, que será um marco para desenvolvimento da região da Amurel”, avalia o presidente do CIM-Amurel, prefeito Helio Alberton Junior.
O CIM-Amurel recebeu nesta semana a entrega técnica de dois equipamentos que serão utilizados pelo Consórcio na pavimentação asfáltica a ser oferecida aos municípios consorciados, em breve. Duas máquinas - uma vibroacabadora e um caminhão espargidor – foram entregues, bem como outras máquinas a serem utilizadas pela usina.
Técnicos das duas empresas fornecedoras estiveram presentes para fazer a entrega, que ocorreu em Grão-Pará nesta semana. Para fazer os testes das máquinas e o treinamento dos servidores foi feita a aplicação de massa asfáltica em uma faixa de 3,5 metros em uma extensão de 500 metros em uma estrada rural do município.
O diretor técnico do CIM-Amurel, engenheiro civil Cleiton Gasperin, acompanhou os trabalhos, que reuniu todos os servidores que irão atuar nas pavimentações.
“Estas foram as duas últimas entregas técnicas de máquinas. As entregas técnicas das demais máquinas, tanto de produção, quanto de aplicação, já foram feitas”, informa o engenheiro Cleiton.
Investimento
A usina de asfalto está sendo implantada com recursos do governo do Estado com investimentos de mais de R$ 11,2 milhões. Além dos equipamentos utilizados na produção da massa asfáltica, o investimento contemplou também recursos para a compra de máquinas e equipamentos utilizados na execução dos trabalhos de pavimentação.
Já estão na usina e, muitos deles em uso nos municípios, uma minicarregadeira Bobcat, equipada com pá e mais um kit fresadora, um britador móvel, um rolo compactador leve, um rolo compactador pesado, um rolo pneumático estático, um silo para emulsão asfáltica, uma pá carregadeira, a própria usina móvel de asfalto com capacidade de processar até 120 toneladas/hora, um caminhão espargidor completo, um caminhão de pintura de sinalização viária, um caminhão para transporte de pessoal e equipamentos, uma vibroacabora, quatro contêineres habitáveis, para uso como escritório, refeitório, vestiário e laboratório de asfalto, e ainda ferramentas manuais, equipamentos de sinalização, compactador manual e cortador de piso.