Sexta-feira, 09 de maio de 2025
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C
COTIDIANO

Uso de drogas em locais públicos passa a render multa de um salário mínimo em SC

Norma aborda qualquer droga considerada ilícita e será cumprida por agentes de segurança pública

17/04/2025 06h31 | Por: Redação Folha Regional
Divulgação/Folha Regional

O governo de Santa Catarina publicou o decreto que regulamenta a lei que multa quem for flagrado usando drogas em ambientes públicos no Estado. O texto foi assinado na segunda-feira, dia 14, e estabelece o pagamento de um salário mínimo, atualmente no valor de R$ 1.518, pela infração.

Sancionada em julho do ano passado, a lei estabelece que o ambiente público é “todo espaço aberto ou fechado nas proximidades de órgão, instituição ou construção pública, estando inclusos nesse rol os espaços compostos por vias públicas e parques”.

A norma aborda qualquer droga considerada ilícita. A quantia arrecadada será distribuída da seguinte forma: 50% para o Fundo Estadual para Melhoria da Segurança Pública; 25% para o Fundo Estadual Antidrogas; 25% para o Fundo Estadual da Saúde.

O texto foi aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em 2 de julho, dias após o Supremo Tribunal Federal (STF) descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal.

Regras

Segundo a regulamentação, após o flagrante será instaurado um processo administrativo. O julgamento caberá à Polícia Militar em casos autuados por seus membros, à Polícia Civil em ocorrências com policiais civis, e à Polícia Científica quando deflagrado por seus agentes.

O prazo para a defesa de quem for flagrado será de 10 dias úteis, contados da data de notificação do autuado. Caso haja a condenação, a pessoa poderá recorrer conforme o decreto. A multa será aplicada através do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE).

Veja outros detalhes:

A autuação consiste do ato de abertura do processo administrativo, que se materializa pelo recebimento, por parte do autuado, dos documentos resultantes do ato fiscalizatório.

Todo integrante da PMSC, da PCSC e da PCISC que flagrar indivíduo portando ou consumindo drogas ilícitas em ambientes públicos será responsável pela lavratura do auto de infração. As informações são do G1SC.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - WhatsApp (48) 9 9219-5772

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!