Nesta sexta-feira, a chuva ocorre em forma de pancadas e intercaladas por períodos de melhoria com sol e forte aquecimento
O verão começa oficialmente neste sábado, dia 21, mais precisamente à 7h20 previsto para acabar no dia 20 de março de 2025. A nova estação não terá a influência do La Niña.
O resfriamento em parte do oceano não atingiu a temperatura e nem o tempo necessário para configurar o fenômeno, o que deixa a estação mais quente do ano longe dos efeitos dele.
Para 2025, inclusive, pode haver uma “surpresa” que ainda pouco se fala: a não formação do La Niña. A última vez que isso aconteceu faz mais de 20 anos.
Por ora, os modelos meteorológicos indicam um janeiro mais chuvoso que a média, especialmente no Litoral — importante considerar que o primeiro mês do ano é historicamente o que tem os maiores volumes de chuva em praticamente todas as regiões do Estado.
Para fevereiro e março a quantidade de precipitação deve ficar dentro do esperado, assim como as temperaturas, que são altas por conta da estação.
Confira a previsão para esta sexta-feira
Nesta sexta-feira, dia 20, a área de baixa pressão e a formação de uma nova frente fria segue mantendo o tempo instável em SC. Ao longo do dia, a chuva ocorre em forma de pancadas e intercaladas por períodos de melhoria com sol e forte aquecimento.
No entanto, há condições favoráveis para o desenvolvimento de temporais isolados com chuva intensa, raios, fortes rajadas de vento e precipitação de granizo, principalmente entre o Planalto Norte, Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis e Litoral Norte.
No Grande Oeste, o sol predomina a partir da tarde. Os ventos de norte/nordeste apresentam rajadas entre 50 e 70 km/h entre o Litoral Sul e Grd. Florianópolis e áreas serranas.
O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. Com relação às temperaturas, elas variam à tarde entre 24°C e 34°C pelo estado, com os maiores valores ocorrendo no litoral.
No sábado, dia 21, a frente fria se afasta do Estado. No entanto, a circulação marítima somada à presença de uma área de baixa pressão segue mantendo maior quantidade de nuvens em áreas do centro/leste do estado com condição para pancadas de chuva, eventualmente acompanhada de raios com risco baixo para ocorrências associadas.
No Oeste, o sol predomina entre poucas nuvens. No amanhecer, as temperaturas oscilam entre 13°C e 19°C entre o Meio-Oeste, Planaltos e Grd. Florianópolis Serrana e de 20°C a 23°C no Litoral. Durante a tarde, elas sobem, oscilando de 25°C a 32°C na maior parte de SC, com os maiores valores sendo observados no Oeste.
No domingo, dia 22, a formação de uma frente fria no RS e o deslocamento desse sistema pelo estado volta a favorecer a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados com intensas rajadas de vento e granizo, especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral.
O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais. No amanhecer, as temperaturas variam entre 12°C e 17°C entre a Serra, Meio-Oeste e Planaltos e de 17°C a 21°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas não passam dos 28/29°C no Oeste e dos 12/14°C nos pontos de maior altitude, próximas ao litoral.
Na segunda-feira, dia 23, a circulação marítima segudrivee favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva em áreas próximas a Serra e ao Litoral.
Na terça-feira, dia 24, a formação de mais uma frente fria entre o RS e SC voltaria a favorecer a ocorrência de chuva e temporais isolados.