Única vereadora na Câmara, Mirieli Magagnin destaca a necessidade de incentivo para participação de mais mulheres na política
A vereadora Mirieli Giraldi Magagnin (MDB) apresentou um projeto de lei que cria a Galeria Lilás na Câmara de Treze de Maio. A galeria representará um espaço reservado para a exposição de mural, de caráter permanente, com fotos das vereadoras que já exerceram mandato em todas as legislaturas, com o objetivo de exaltar e reconhecer a história das mulheres parlamentares no legislativo municipal.
Única mulher eleita no município, Mirieli destaca a importância da valorização da participação feminina na política. A Galeria Lilás ficaria localizada nas dependências do Plenário da Câmara Municipal, próximo da Galeria dos Presidentes.
As fotos das parlamentares deverão ser dispostas cronologicamente, com indicação do nome da vereadora e do período ou períodos em que exerceu o mandato.
Em sua justificativa, a vereadora destaca que o espaço terá a garantia de um caráter permanente, assegurando o reconhecimento público da Casa Legislativa sobre o papel das mulheres na política.
“Esse espaço tornará visual o caminho percorrido, pelas mulheres trezemaienses no Poder Legislativo, reconhecerá a atuação histórica das vereadoras que já passaram por essa casa e continuará sendo construído a partir da entrada de novas mulheres”, diz.
Mesmo representando cerca de 53% do eleitorado nacional, a presença feminina ainda é a minoria nesses espaços. “Atualmente, temos uma única mulher eleita em 63 anos de município, isso faz parte de um avanço histórico. E esse avanço além de ser celebrado, deve ser combustível para a continuidade da luta em busca do crescimento da participação das mulheres na política nas próximas legislaturas”, destaca.
O projeto ainda não passou por votação na Câmara de Treze de Maio.