Empresário José Roberto Ramos foi um dos principais articuladores para aprovação da lei que regulamenta o setor. Ele deve se filiar ao Republicanos nos próximos dias
O empresário de Criciúma José Roberto Ramos, conhecido como Zé da Fabsul, recebeu o convite para lançar sua pré-candidatura a deputado federal.
Ele é vice-presidente da Federação das Associações de Proteção Veicular (Fabsul), atualmente presidida pelo empresário de Tubarão Arnaldo Pirola Felisberto, da Star Proteção Veicular.
O convite foi feito pelo presidente do partido Republicanos em Santa Catarina, o deputado Jorge Goetten.
José Roberto Ramos é natural de Jaguaruna e está como vice-presidente da Fabsul, vice-presidente da Confederação Nacional de Mútuas (CN Mútuas) e presidente da Anasc Associação de Proteção Veicular.
Ele foi um dos principais articuladores para aprovação da Lei 213/2025, que regulamentou as associações de proteção veicular no Brasil. A medida representa um marco regulatório histórico para o setor, estabelecendo regras claras e assegurando maior segurança jurídica para as associações e seus associados, beneficiando diretamente milhões de brasileiros que já utilizam esse modelo de proteção automotiva.
Atualmente a Fabsul conta com cerca de 600 mil associados em Santa Catarina. A ideia é que a Federação tenha um representante para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2026.
O empresário deve se filiar ao Republicanos no próximo dia 12 de maio em Florianópolis. “Fiquei lisonjado com o convite do deputado Jorge Goetten para me filiar ao partido. Fizemos um trabalho forte para regulamentar o nosso setor. Fiquei quase dois anos indo a Brasília quase toda a semana e tive a oportunidade de conhecer de perto o trabalho dos deputados”, comenta José Roberto. Ele destaca que conta com o apoio do presidente da
Fabsul, Arnaldo Pirola Felisberto, e devem se reunir em breve com as associações para as articulações e busca de apoio. “Com esse trabalho para aprovação do projeto de lei virei uma referência nacional. Temos cerca de 600 mil associados e o presidente da Fabsul tem sido o mentor para que a Federação tenha um representante em Brasília. Estamos recebendo com entusiasmo o apoio de todos.”