Pesquisadores pedem para que moradores não se aproximem do filhote que continua na Praia do Siriú, em Garopaba
Mãe elefante-marinho se despediu de seu filhote na Praia do Siriú, em Garopaba. A mãe, que amamentou o filhote desde o nascimento em 11 de outubro, seguiu seu rumo natural, deixando o filhote apto para se virar sozinho.
A fêmea de elefante-marinho seguiu para cumprir o ciclo natural. O comportamento já era previsto, fazendo parte do ciclo natural da espécie.
A diretora de pesquisa do Instituto Australis, Karina Groch, esteve na Praia do Siriú com outros pesquisadores. Por volta das 5 horas desta quinta-feira, dia 31, foi observado que a mãe e o filho não permaneciam mais na localidade. Conforme informações do grupo, o filhote de elefante-marinho nadou até outra praia, em Garopaba.
Posteriormente, as equipes do Instituto Autralis e do Laboratório de Zoologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que atuam, Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS), já se deslocaram para avaliar as condições de saúde do filhote.
No momento, a força-tarefa criada por órgãos ambientais, com apoio de parceiros e voluntários, continua dando apoio e sensibilizando a comunidade.
Segundo o analista do Centro de Pesquisa e Conservação dos Mamíferos Aquáticos (ICMBio/CMA), o comportamento do filhote está próximo ao natural, apesar de não ter nascido em uma colônia reprodutiva, onde normalmente os animais, após as mães partirem, ficam nas praias ganhando força, musculatura, aprendendo a nadar. "Neste caso, como o filhote está sozinho, o fato dele ter acompanhado a mãe nestas incursões ao mar nos últimos dias, já foi um aprendizado”, ressalta.
Como o nascimento desse filhote é inédito no Brasil, os órgãos ambientais reforçam que a população siga respeitando as recomendações para que a vida desses elefantes-marinhos possam seguir seu curso natural. Confira as recomendações necessárias abaixo:
Não se aproxime, ele é um animal selvagem;
Mantenha o distanciamento de no mínimo 50 metros de distância da área de descanso do animal;
Não aproxime animais domésticos;
Caso encontre o filhote de elefante-marinho na praia, ligue: 0800 642 3341 (PMP-BS) | (48) 98805-6580 (APABF/ICMBio).