O animal foi recolhido para necrópsia após horas de monitoramento
A baleia-piloto macho adulto, medindo 4,88 metros, que encalhou na Praia do Porto, em Imbituba, não resistiu e morreu no local nesta terça-feira, dia 7.
Desde o momento do encalhe, equipes do Trecho 1 do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS/UDESC) e do Protocolo de Encalhes de Mamíferos Marinhos da APA da Baleia realizaram o monitoramento do animal, que estava bastante debilitado.
:: Saiba mais
Baleia encalha em praia de Imbituba e mobiliza órgãos ambientais para tentativa de resgate
De acordo com Graziela Castilho, Gerente do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos Trecho 1, o aparecimento de baleias-piloto nesta região é incomum. "É um animal de águas profundas que encalhou bastante debilitado e muito magro”, afirmou. As equipes administraram hidratação com soro durante algumas horas, porém, o animal não resistiu.
O Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca contou com o esforço conjunto das equipes da prefeitura Municipal de Imbituba, PMP-BS, ICMBio, Polícia Ambiental, Defesa Civil e SCPAR Porto de Imbituba.
O corpo do animal foi recolhido da praia na noite desta terça-feira e encaminhado para necrópsia no laboratório da Udesc.