A Defesa Civil alerta que no decorrer do dia, as instabilidades se espalham por todo Estado a partir da divisa com o RS com condições para temporais com chuva intensa, raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo nesta quinta
A chuva das últimas horas causou diversos transtornos em diferentes regiões de Santa Catarina. Os temporais registrados na quarta-feira, dia 6, ainda causam reflexos nesta quinta-feira, dia 7, principalmente em cidades do Sul do Estado, que amanheceram debaixo d’água. Em Timbé do Sul, por exemplo, aulas da rede municipal foram canceladas.
De acordo com a Defesa Civil, nesta manhã, a chuva persiste e causa alagamentos pontuais em regiões do Meio-Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte, Médio, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Na Capital, os bombeiros foram acionados após uma árvore cair no meio da SC-402, próximo ao trevo que dá acesso ao bairro Jurerê.
Em São Domingos, no Oeste, entre a noite e a madrugada desta quinta, a precipitação se concentrou em um curto período de tempo, gerando alagamentos e enxurradas que causaram danos a diversas casas e ruas. Na serra do Rio do Rastro, a força da chuva chegou a formar uma verdadeira cachoeira.
Carro fica ilhado após homens tentarem sair da região
Na região Sul, a chuva deixou comunidades isoladas. Em Jacinto Machado, quatro homens, de 39, 30, 27 e 26 anos, foram resgatados de trator após o veículo em que eles estavam, ficar ilhado em uma cabeceira próximo a uma ponte. A ocorrência aconteceu no bairro Pinheirinho do Meio, por volta das 18h15.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, eles tentaram sair do local, mas acabaram ficando ilhados próximo a um rio. A equipe do Saer (Serviço Aeropolicial) esteve no local para auxiliar, mas precisou retornar a base porque não tinha janela de vôo. Ao chegar próximo ao veículo, os bombeiros fizeram contato com os homens, anotaram o número de telefone e passaram as instruções pare o resgate.
Instabilidade e temporais continuam nesta quinta
A Defesa Civil alerta que no decorrer do dia, as instabilidades se espalham por todo Estado a partir da divisa com o RS com condições para temporais com chuva intensa, raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo.
O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas. O dia já amanhece abafado com temperaturas entre 15°C e 23°C pelo estado.
Durante a tarde, as temperaturas permanecem altas, variando entre 23°C e 28°C na maioria das áreas com valores pontualmente mais altos.
Na sexta-feira, dia 8, a frente fria se afasta do estado. No entanto, a circulação de umidade gerada pela formação de um Ciclone Extratropical (distante da costa, em alto mar) mantém maior cobertura de nuvens entre o Meio-Oeste e litoral, onde ainda haverá condições para chuva passageira.
No Litoral Sul, especialmente nas áreas de encosta, o risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais.
Os ventos persistentes de sul também estarão mais intensos entre Garopaba e Itapoá com rajadas entre 50 e 75 km/h, oferecendo risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.
Essa condição também será responsável por deixar o mar agitado com ondas de direção sul com alturas entre 2,5m e 3,5m, oferecendo risco moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima em toda costa. À tarde, as temperaturas variam entre 23°C e 28°C no Vale do Itajaí e Litoral Norte e de 12°C a 18°C entre a Serra e Grd. Florianópolis Serrana.