Terça-feira, 18 de novembro de 2025
Tubarão
25 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
25 °C
16 °C
COTIDIANO

Mais de 60 servidores devem ter nomeações extintas após justiça determinar anulação de concursos em Sangão

Sentença atende determinação do Ministério Público que identificou fraude em dois concursos públicos da prefeitura

Sangão - SC, 17/11/2025 21h02 | Atualizada em 17/11/2025 21h50 | Por: Redação Folha Regional
Divulgação/Folha Regional

A Justiça determinou a anulação dos concursos públicos n. 001/2018 e 003/2018 realizados pelo município de Sangão, com a participação direta de agentes públicos e candidatos beneficiados indevidamente.

A sentença atende uma ação pública do Ministério Público após extensa investigação conduzida pela 2ª Delegacia Especializada de Combate à Corrupção – DECOR, que identificou indícios robustos de fraude.

Conforme a investigação, ficou evidente o uso indevido de gabaritos assinados em branco, os quais foram encontrados na residência do então prefeito municipal, Dalmir Carara Cândido, após a aplicação das provas.

Os candidatos beneficiados por essa fraude foram posteriormente nomeados para cargos públicos efetivos, mesmo sem preencherem os requisitos legais previstos nos respectivos editais, o que reforça a gravidade das irregularidades constatadas.

Seis funcionários públicos já haviam sido exonerados por decisão liminar em maio, mas a sentença final determina agora a anulação completa dos concursos.

Diante da gravidade, o juiz substituto da 2ª Vara da Comarca de Jaguaruna Rodrigo Cesar Barzi determinou a anulação integral dos Concursos Públicos n. 01/2018 e 03/2018, com a consequente anulação de todos os seus efeitos, desde a origem, especialmente as nomeações e posses realizadas, que deverão ser desconstituídas.

Ao todo, os concursos públicos investigados resultaram na nomeação de 61 servidores para cargos na Administração Central e no Instituto Municipal do Meio Ambiente (IMASA), que terão de ser exonerados.

Fraude

As provas do concurso foram aplicadas em 15 de abril de 2018. No entanto, a foto dos gabaritos assinados foi tirada em 8 de maio, após a divulgação do gabarito preliminar.

As fotos, associadas ao conteúdo de conversas extraídas do celular do prefeito, reforçaram a possibilidade de fraude e favorecimento indevido de seis candidatos, que foram efetivamente nomeados e permaneciam no quadro de servidores da administração.

A descoberta das provas que indicam a fraude teria ocorrido em 2020, durante a investigação de um suposto esquema ilícito envolvendo licitações no município de Sangão.

Na ocasião, a DECOR instaurou um inquérito policial para apurar irregularidades na contratação de produtos e serviços de informática entre os anos de 2012 e 2021, com indícios de envolvimento de agentes públicos e particulares.

No curso da investigação, durante a análise do conteúdo do celular do então prefeito, apreendido na operação policial denominada Vale do Silício, foram encontradas imagens dos gabaritos de concursos públicos e conversas que sugeriam a existência de fraudes nos certames.

A partir dessa descoberta, um novo inquérito específico foi instaurado para apurar e esclarecer os indícios de fraude.

Prefeitura emite nota oficial

Diante da sentença judicial, a prefeitura de Sangão emitiu uma nota oficial nesta segunda-feira, dia 17, informando que a Procuradoria Jurídica do município está analisando o documento e as possibilidades de apresentação de recurso dentro do prazo legal.

“É importante reforçar que como o município cumpriu integralmente a liminar anteriormente deferida, não há, neste momento, qualquer nova medida administrativa a ser adotada. Assim, os demais servidores que possam ser impactados permanecerão em pleno exercício de suas funções até que haja o trânsito em julgado da decisão judicial”, informa a prefeitura em nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!