A previsão é para chuvas com volumes de 80 a 150 milímetros por dia, podendo chegar a 180, além de rajadas de vento com velocidades de até 80 km/h no RS
Cidades do Rio Grande do Sul registram queda de granizo na madrugada desta quarta-feira, dia 25. De acordo com o Geoclima, uma supercélula causou um impacto impressionante na cidade de Dom Pedrito, localizada na Campanha Gaúcha, ao despejar granizo do tamanho de bolas de golfe. Além do fenômeno de granizo, o temporal intenso registrou um acumulado de 30,5 mm de chuva acompanhado por rajadas de vento que atingiram 70,2 km/h.
O evento meteorológico, considerado raro pela sua intensidade e pelo tamanho do granizo, chamou a atenção dos moradores. Estão vigentes quatro alertas do Inmet para o RS: dois de "perigo" para temporais, um de "grande perigo" para o acumulado de chuva e outro, de "perigo potencial", para onda de calor. Eles são válidos até quinta-feira, dia 26.
O órgão sinaliza "risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas" em cidades das regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste do estado. Nesses municípios, são esperados até 82 milímetros de chuva. Isso representa entre 23% e 62% da média histórica mental para o período.
Em SC, frente fria se aproxima a partir desta quinta-feira
Nesta quarta-feira, dia 25, o tempo quente e seco continua predominando durante a maior parte do dia em Santa Catarina. Apenas entre a tarde e a noite, há condições para pancadas de chuva isoladas e passageiras nas áreas de divisa com o RS, devido a aproximação de uma frente fria, mas o risco é baixo para ocorrências meteorológicas associadas à chuva. O dia amanhece abafado no Oeste e no Extremo Sul do estado, com temperaturas entre 20 e 24°C.
À tarde o calor segue intenso, com máximas de 37 a 39°C no Oeste e Extremo Oeste e de 30 a 35°C nas demais regiões. O risco é moderado para ocorrências relacionadas ao calor intenso.
Na quinta-feira, dia 26, a frente fria que atuava no RS avança em direção à SC, deixando o tempo instável no estado. Há condições para temporais isolados, acompanhados de raios, rajadas de vento e granizo, além de chuva intensa em curto período de tempo.
No entanto, não são esperados volumes expressivos de chuva. O risco é baixo a moderado para ocorrências como destelhamentos, danos à rede elétrica e alagamentos pontuais. O dia inicia com mínimas de 22 a 25°C no Oeste e de 16 a 21°C nas demais regiões. Ao longo do dia as temperaturas sobem rapidamente, com máximas de 30 a 35°C em praticamente todo o estado. A exceção fica para as áreas costeiras e o sul do estado, onde as temperaturas ficam mais amenas.
A sexta-feira, dia 27, ainda inicia com chuva na metade leste de SC, principalmente no Litoral Norte e Baixo Vale, mas ao longo do dia a frente fria se afasta e o tempo volta a ficar firme.
Durante a madrugada e manhã, mantém o risco moderado para ocorrências como destelhamentos, danos à rede elétrica e alagamentos pontuais nas áreas litorâneas e norte do estado. Com o avanço de uma massa de ar um pouco mais fria, as temperaturas amenizam, as máximas na sexta-feira marcam valores entre 20 e 26°C em grande parte das regiões. Entre o Alto e Médio Vale do Itajaí e Planalto Norte, podem marcar valores entre 26 e 28°C durante a tarde. Entretanto, até a meia noite, as temperaturas já ficam abaixo de 17°C em todas as regiões.