Milhares de pessoas participaram da programação durante três dias de evento
Milhares de pessoas participaram da 4ª Festa da Colônia Azambuja 1877, em Pedras Grandes. O evento iniciou na sexta-feira, dia 25, encerrando neste domingo, dia 27, com ampla programação. A festa celebrou os 148 anos da imigração italiana no sul de Santa Catarina com diversas atividades e atrações culturais, religiosas, gastronômicas e musicais.
Neste domingo, dia 27, dezenas de famílias de origem italiana desfilaram pela rodovia da imigração, no Distrito de Azambuja. Com cartazes e faixas com seus sobrenomes escritos, homens, mulheres e crianças passaram relembrando suas origens. Alguns desfilaram em carros de boi e a cavalo simbolizando o início da história do desenvolvimento do sul catarinense.
Além do desfile, uma das atrações que encantou o público foi o tradicional tombo da polenta, com os Amici Della Polenta de Urussanga e Gruppo Bellunesi de Siderópolis. Após o tombo, mais de mil pratos de polenta foram servidos gratuitamente. Shows e apresentações culturais e musicais também fizeram parte da programação com apresentação do grupo Duo Sonhos e Artes, de Treze de Maio e Savi Fratelli, Quarteto D’ Itália, de Urussanga.
Pálio de Azambuja e Corte de Toras
O público ainda se divertiu ao participar do corte de toras com um machado revivendo o trabalho dos imigrantes italianos. Sem recursos, os imigrantes desbravaram o território cortando com machados e serras as árvores para abertura de vias e construção de casas. Na tarde deste domingo, dia 27, os participantes tentaram cortar uma tora com um machado. Corrida de cavalos e serrotes para o corte de toras envolveram os participantes de Pedras Grandes e região.
Réplica da Torre de Pisa
A obra da réplica da Torre de Pisa teve visitação guiada. O público pode acompanhar de perto o avanço da construção que deve ser inaugurada ainda esse ano. O monumento terá 27 metros de altura e 7,5 de diâmetro. Além de ser um marco arquitetônico com inclinação manual, o monumento abrigará um museu digital da colonização italiana e uma escola de idiomas.
A deputada federal Geovania de Sá, participou do evento e destacou a importância desse novo equipamento para a cidade e região sul. “Essa torre vai gerar turismo, cultura e educação. Vamos deixar um legado para as próximas gerações contando a história dos nossos antepassados”, comentou a deputada que fez o repasse de uma emenda parlamentar para o avanço da obra. O prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi, comemorou o sucesso da festa.
“Foi um sucesso. A Festa da Colônia resgata nossas origens e fortalece o sentimento de pertencimento à nossa terra. É uma festa feita com carinho para valorizar nossa cultura, nossa história e nossa gente”, destaca.
A expectativa é que a obra seja concluída esse ano. O monumento terá 27 metros de altura e 7,5 de diâmetro. A deputada fez o repasse de uma emenda parlamentar para a obra, que deve atrair turistas e movimentar a economia da cidade conhecida como berço da colonização italiana.