O animal já está há mais de 24 horas encalhado na Praia do Campo Bom
Uma baleia da espécie baleia-de-bryde (Balaenoptera brydei) já está há mais de 24 horas encalhada na Praia do Campo Bom, em Jaguaruna.
Na manhã desta sexta-feira, dia 14, equipes da Polícia Militar Ambiental de Laguna, biólogos e veterinários do Instituto Australis, ONG Educamar e Projeto de Monitoramento de Praias se concentram à beira-mar para uma nova tentativa de desencalhe.
::: Saiba mais :::
Biólogos e Polícia Ambiental analisam estado da baleia para operação de desencalhe em Jaguaruna
Baleia encalha na Praia do Campo Bom em Jaguaruna nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira, dia 13, o animal ficou sob monitoramento e no final da tarde foi feita uma tentativa de desencalhe com auxílio de cabos puxados por uma embarcação, porém, o peso do animal de quase cinco toneladas impediu a remoção.
De acordo com o 3º Sargento da Polícia Militar Ambiental de Laguna, Robson Vieira, a área foi isolada e reforços de Florianópolis vieram na manhã desta sexta-feira para auxiliar no resgate.
Uma embarcação mais potente se desloca de Laguna para Jaguaruna para auxiliar na segunda tentativa de desencalhe da baleia de Bryde juvenil de cerca de 7 metros. “A baleia continua viva, respirando e estamos desde cedo aqui fazendo o monitoramento. Por volta das 10h a embarcação deve chegar para fazermos uma nova tentativa de desencalhe e aproveitar que a maré ainda está alta”, explica.
O empresário e surfista de Laguna João Baiuka também está no local de forma voluntária para auxiliar no resgate da baleia.