Carro popular da Fiat de 1993 deixou o moderno Jeep Renegade para trás em uma enchente no interior de São Paulo, mesmo sendo mais baixo que ele
Um Fiat Uno surpreendeu moradores ao atravessar uma rua alagada durante a chuva que atingiu a cidade de Sorocaba, em São Paulo, na quarta-feira, dia 11. A cena foi gravada por moradores e chamou atenção, especialmente porque um Jeep Renegade, modelo mais recente, havia ficado preso no mesmo local.
Carro popular da Fiat de 1993 deixou o moderno Jeep Renegade para trás em uma enchente no interior de São Paulo, mesmo sendo mais baixo que ele. No vídeo, uma mulher comenta sobre a tentativa do Uno, que avança apesar da dificuldade. Quando o carro consegue passar, os moradores comemoram a travessia bem-sucedida.
“O ‘Uninho’ está vendo que tem um [carro] parado e está vindo [assim mesmo]… Olha, olha”, anuncia a pessoa que filmou a situação. “Gente, mentira. Mentira!”, narra novamente a pessoa, incrédula após o carro Fiat Uno conseguir passar.
O protagonista da cena é Noel Santos, o “Seu Noel”, de 68 anos, morador da Vila Carvalho, em Sorocaba. Ele contou que, no dia do alagamento, estava levando o neto para uma prova na faculdade.
O ponto alagado ficava próximo à avenida Afonso Vergueiro, e outros veículos, inclusive o Renegade, não conseguiram atravessar.
O vídeo, publicado pela página “Sorocabanices”, varilizou na internet e já acumulou mais de 10 milhões de visualizações.
Segundo o técnico em Automobilística Anderson Cesar Lira, uma das dicas é sempre observar a altura da água para não precisar trocar de marcha. “Isso pode fazer entrar água entre o platô e disco e queimar o elemento de contato da embreagem”, explica.
Outra dica do especialista é desligar o sistema de climatização do carro no momento da travessia, para não entrar água na embreagem eletromagnética do compressor do ar-condicionado.
Ainda segundo Lira, se a água for aspirada, ela vai para dentro do motor e isso pode gerar calço hidráulico e o motor para na hora. O resultado é um baita prejuízo. As informações são de CNN.