A equipe levou alimento e suprimentos a uma aldeia indígena da tribo Mbyá-Guarani, localizada às margens do Rio Guaíba em Porto Alegre
Os surfistas integrantes da equipe Jagua Boys de Jaguaruna e região continuam em missão humanitária no Rio Grande do Sul. Nesta semana, o surfista João Paiva, de Garopaba, participou de uma operação para localizar e levar suprimentos a uma aldeia indígena da tribo Mbyá-Guarani, localizada às margens do Rio Guaíba em Porto Alegre, em um local isolado e de difícil acesso no bairro Belém Novo.
Policiais rodoviários federais do Núcleo de Operações Especiais (NOE) de Santa Catarina, que estão no Rio Grande do Sul há quase duas semanas, ajudaram a levar alimentos e roupas para a aldeia.
“Fomos chamados para uma missão especial, localizar e levar mantimentos para a Aldeia de origem Guarani. Mesmo sendo relativamente perto de Porto Alegre, somente o Pagé falava português. Nossa missão foi escoltada pelo esquadrão de elite da PRF. Levamos comida, água, remédios, colchões… foi conosco uma médica para examinar os índios que já estavam praticamente sem mantimentos em situação bastante precária”, relatou o surfista em suas redes sociais.
Com apoio da Funai, do grupo Greenpeace (organização ambiental) e prefeitura de Porto Alegre, os agentes entregaram diversos remédios, 25 cestas básicas, 10 colchões, 200 litros de água potável e dois fardos com cobertores e roupas de cama.
Segundo o Cacique, boa parte das casas da aldeia foi atingida e a tribo estava quase sem suprimentos. Uma médica acompanhou a equipe e realizou atendimentos na comunidade.
NOE da PRF
O NOE é o grupo especializado da PRF em SC responsável por atender demandas de maiores complexidades e alto risco, bem como apoiar a outros órgãos no combate ao crime e situações especiais como a tragédia que abateu o Rio Grande do Sul.