Sábado, 23 de novembro de 2024
Tubarão
22 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
22 °C
16 °C
COTIDIANO

VÍDEO: Mais de 60 aves vítimas de maus-tratos e apreensões na região de Tubarão são devolvidas à fauna silvestre 

Equipe do Ceptas da Unisul de Tubarão fez a reintrodução dos animais no Parque Estadual da Serra Furada

Tubarão, 16/10/2024 19h14 | Atualizada em 16/10/2024 19h26 | Por: Redação Folha Regional

A equipe do Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Silvestres da Unisul de Tubarão (Ceptas) realizou a reintrodução de 63 aves à fauna silvestre no Parque Estadual da Serra Furada, em Grão-Pará, nesta quarta-feira, dia 16.

Segundo o professor e coordenador do Ceptas, Rodrigo Ávila Mendonça, nos últimos dois anos, o Centro tem se destacado como um importante centro de reabilitação de fauna silvestre. Durante este período, quase dois mil animais passaram pelo Centro, onde receberam os cuidados necessários para sua recuperação e posterior reintrodução à natureza. 

Conforme o coordenador, a dedicação de toda a equipe do complexo médico veterinário, juntamente com os alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas, tem sido fundamental para o sucesso do projeto.

“Esse marco representa mais um passo na missão de devolver à natureza os animais que um dia foram vítimas de apreensões, acidentes ou maus-tratos. O momento é motivo de alegria e esperança para a equipe, que se empenha diariamente em garantir que esses animais tenham uma segunda chance de viver em liberdade”, comemora o coordenador. 

O trabalho desenvolvido pelo Ceptas só é possível graças às parcerias estratégicas com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). “Esses apoios são essenciais para viabilizar as operações de resgate, tratamento e monitoramento dos animais, além de assegurar que os procedimentos sejam realizados conforme as normas de proteção à fauna”, reforça.

O Centro, que está localizado no campus de Tubarão e recebe animais de 45 municípios de Santa Catarina, foi criado em julho de 2022, e trabalha em conjunto com o IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina), Polícia Ambiental, Polícia Civil e Fundações e Institutos Ambientais Municipais, com o objetivo de resgatar e cuidar de animais provenientes de fiscalização, resgate e acidentes. Até hoje já passaram pelo local mais de 200 espécies.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!