O monumento geométrico terá finalidade turística e educacional e foi instalado em frente a centenária Casa dos Arcos
Quem passa pela rodovia SC-390, na Casa dos Arcos, logo visualiza uma pirâmide com 14 metros de altura recentemente instalada, em Pedras Grandes. A estrutura foi feita com vigas da Ponte Hercílio Luz, cartão-postal de Florianópolis.
A figura geométrica foi montada com quatro vigas originais da ponte e idealizada pelo prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi. O material reciclado da ponte tem sido muito utilizado em Pedras Grandes para a construção de pontes e monumentos.
Conforme o prefeito, uma das finalidades da pirâmide é educacional, já que alunos da escola municipal devem visitar o local acompanhados dos professores para ter aulas de matemática, onde se ensinará conceitos de geometria, por exemplo. Além disso, segundo ele, o monumento rapidamente se transformou em mais um atrativo na área que já conta com uma réplica em tamanho original do 14 Bis, um domo geodésico, a passarela que atravessa o lago e o campo de girassóis que circunda a centenária Casa dos Arcos.
Nesta sexta-feira, dia 18, as primeiras turmas de escolas municipais visitaram o local para aulas interativas.
"Hoje visitamos o parque Casa dos Arcos. Explicamos para nossos alunos que o parque será utilizado para estudo de campo de nossa escola focando principalmente no estudo das formas geométricas: com a réplica do 14 Bis, o domo geodésico, a ponte arqueada e a pirâmide. Muitos outros assuntos e conteúdos serão trabalhados na escola e em campo", comenta a professora Márcia Mendes, da EMEF Ilhota. Ela acompanhou as turmas do período vespertino e matutino nesta sexta-feira, dia 18, durante visita ao local.