Sábado, 02 de agosto de 2025
Tubarão
25 °C
13 °C
Fechar [x]
Tubarão
25 °C
13 °C
COTIDIANO

VÍDEO: Vereadores aprovam projeto que obriga retirada de fios em desuso dos postes em Tubarão

Depois de notificadas, as empresas têm 30 dias para regularizar a situação; projeto ainda depende da sanção do prefeito Estêner Soratto

Tubarão , 21/07/2025 21h45 | Atualizada em 22/07/2025 15h09 | Por: Redação Folha Regional
Lysiê Santos/Folha Regional

Notícias de Tubarão - Empresas prestadoras de serviços como telefonia, internet e TV a cabo, entre outros, deverão retirar dos postes de energia elétrica os cabos, fios e equipamentos em desuso em Tubarão. 

É o que determina o projeto de lei ordinária aprovado por unanimidade nesta segunda-feira, dia 21, pelos vereadores do município. A proposta, aprovada em única votação, agora segue para a sanção do prefeito Estêner Soratto. O projeto é de autoria dos vereadores Nilton de Campos, Gelson José Bento e João Victor Pereira Zaboti. 

Pela norma, ficam as empresas concessionárias ou permissionárias de energia elétrica responsáveis pela infraestrutura de postes no município. Com isso, elas deverão notificar e monitorar as empresas prestadoras de serviços que utilizam sua rede para a retirada de cabos, fios e equipamentos em desuso.

As fiações nos postes deverão ser identificadas e instaladas separadamente com o nome da empresa ocupante, salvo quando o desenvolvimento tecnológico permitir compartilhamento.

Leia mais: Vereador Cledson Rodrigues se afasta e Xandão assume vaga na Câmara de Tubarão

Caberá à empresa concessionária ou permissionária de energia elétrica identificar e notificar as empresas que utilizam sua rede sobre a presença de materiais em desuso e monitorar a execução da retirada dos fios e cabos pelas empresas responsáveis. 

Concessionárias ou permissionárias de energia elétrica também deverão elaborar e encaminhar à prefeitura, semestralmente, um relatório técnico detalhado sobre as notificações e providências. 

Depois de notificadas, as empresas têm 30 dias para regularizar a situação de seus cabos e/ou instrumentos. Em casos emergenciais ou de risco iminente a remoção deverá ser imediata.

A empresa proprietária dos fios ou cabos que não proceder à retirada no prazo estipulado será autuada com multa de 100 UFM pela prefeitura. A lei entra em vigor 60 dias após a sua publicação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!