Famílias atípicas pretendem se unir para realizar outros eventos e formar uma associação
Para celebrar o Dia das Crianças, famílias promoveram uma festa com muita diversão e inclusão em Jaguaruna neste domingo, dia 13.
Pais e mães de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) formaram o grupo TEAcolho e se uniram para realizar uma festa especial. Cerca de 30 crianças participaram da ação em um espaço no Centro do município, que contou com a doação de doces, frutas, picolés e refrigerantes.
De acordo com Jéssica Zaboroski, uma das mães idealizadoras do evento junto com Michele Galassi, o objetivo foi reunir famílias atípicas e estimular a socialização e inclusão entre as crianças. “Foi um momento maravilhoso. As crianças se divertiram bastante”, afirma.
Jéssica conta que a ideia dos voluntários é realizar um próximo evento no Natal e buscar informações para criar uma associação que auxilie essas famílias.
“Cada família colaborou com lanches e doações e a ideia é fazer uma outra festa no Natal. Já conseguimos algumas coisas e queremos buscar o apoio de pessoas que possam apadrinhar esses eventos para que as famílias tenham um lugar acolhedor para levarem seus filhos.”
O foco é formalizar uma associação no município que auxilie na promoção de práticas esportivas adaptadas, cursos profissionalizantes para os pais, palestras, acesso a terapias e outras ações inclusivas aos autistas.