Ex-presidente sofreu queda na cadeia após ter crise de soluços
Divulgação/Folha Regional O ex-presidente Jair Bolsonaro deve ser encaminhado nesta terça-feira, dia 6, ao hospital DF Star, em Brasília, para a realização de exames após sofrer um traumatismo cranioencefálico leve durante a madrugada, na Superintendência da Polícia Federal, onde cumpre pena.
A informação foi confirmada pelo médico Cláudio Birolini, que afirmou que a equipe que acompanha a saúde do ex-presidente vai avaliar seu quadro.
Segundo Birolini, Bolsonaro sofreu uma queda dentro da unidade da Polícia Federal, o que levou ao diagnóstico de traumatismo craniano leve.
“Em vista da situação em que ele se encontra, quedas com traumatismos são uma de nossas maiores preocupações. Já havíamos alertado sobre esse risco”, afirmou o médico.
A PF afirmou que Bolsonaro foi examinado por um médico da corporação que não identificou a necessidade de encaminhamento hospitalar. Em nota, a corporação explicou que o ex-presidente foi atendido na manhã desta terça-feira após relatar à equipe de plantão que havia sofrido uma queda durante a madrugada.
A informação inicial foi divulgada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que relatou nas redes sociais que o ex-presidente teve uma crise de soluços enquanto dormia, caiu e bateu a cabeça em um móvel. Diante do episódio, a equipe médica decidiu pela realização de exames fora da unidade prisional.
De acordo com Michelle, como Bolsonaro está detido em uma sala especial da Polícia Federal, o atendimento médico só teria ocorrido após ele ser chamado para a visita. A ex-primeira-dama esteve na superintendência na manhã desta terça-feira e informou que aguardava a chegada de um delegado para esclarecer como foram prestados os primeiros socorros. Integrantes da Polícia Federal, ouvidos sob reserva, afirmaram que houve atendimento no local e minimizaram a gravidade do episódio.
O cardiologista Brasil Ramos Caiado também foi acionado e se deslocou até a unidade da Polícia Federal para realizar avaliação clínica do ex-presidente antes da ida ao hospital.
"Na manhã desta terça-feira (6/1), o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu atendimento médico após relatar à equipe de plantão que havia sofrido uma queda durante a madrugada. O médico da Polícia Federal constatou ferimentos leves e não identificou necessidade de encaminhamento hospitalar, sendo indicada apenas observação", diz a nota.
A corporação informou que a ida para um hospital depende de autorização do STF.
Carlos fala em hematomas
O ex-vereador Carlos Bolsonaro afirmou que encontrou o pai atordoado, com hematoma no rosto e sangramento nos pés após a queda. Em publicação nas redes sociais, ele relatou que a família só tomou conhecimento do episódio na manhã seguinte e criticou o que classificou como demora na autorização para que Bolsonaro fosse levado ao hospital para exames.
O episódio ocorre poucos dias após Bolsonaro apresentar melhora no estado de saúde. Na semana passada, ele recebeu alta do hospital DF Star, onde ficou internado por nove dias após passar por cirurgia de hérnia inguinal bilateral.
Durante a internação, iniciada em 24 de dezembro e encerrada no primeiro dia do ano, o ex-presidente também foi submetido a um bloqueio do nervo frênico, procedimento indicado para conter crises persistentes de soluços, associadas pelos médicos a complicações decorrentes da facada sofrida durante a campanha presidencial de 2018.
As informações são de O Globo