Quarta-feira, 07 de janeiro de 2026
Tubarão
35 °C
21 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
21 °C
DIA A DIA

SC lidera geração de empregos em hotéis no Brasil impulsionada pelo verão

Análise da Facisc sobre dados do Caged mostra que foram criadas 571 novas vagas formais no mês, o que representa 17% do total nacional

Imbituba - SC, 06/01/2026 09h32 | Por: Redação Folha Regional
Divulgação/Folha Regional

Santa Catarina assumiu, em novembro, a liderança nacional na geração de empregos formais no setor de serviços de alojamento. Foram criadas 571 novas vagas formais no mês, o que representa 17% do total nacional e um crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano passado. Com esse desempenho, Santa Catarina ultrapassou São Paulo e garantiu a primeira colocação no ranking.

Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e analisados pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

A diretora Financeira da Federação, Silvia Fernandes, que é empresária do ramo de hotelaria em São Francisco do Sul, avalia que o resultado é reflexo da visibilidade crescente do estado como destino turístico, da qualificação da mão de obra local e dos investimentos estruturais realizados nos últimos anos. 

A temporada de Verão de 2025 já havia batido recordes de visitação, e a expectativa é de que a de 2026 atinja novo valor recorde, atraindo 3,5 milhões de turistas.

“Tínhamos expectativas positivas para a temporada de Verão, graças ao crescimento do turismo no estado, e isso impulsiona as contratações”, explica a diretora. 

Os novos postos de trabalho se concentraram, principalmente, em hotéis de pequeno e médio porte no litoral, com destaque para cidades como Florianópolis, Balneário Camboriú, Bombinhas e Imbituba. As vagas envolvem funções como camareiro, recepcionista, cozinheiro, garçom e recreador.

A empresária afirma que as contratações nestas funções também refletem uma preocupação dos hotéis e pousadas em melhorar a experiência dos clientes, oferecendo mais serviços que contribuam para o conforto durante a estadia. Por exemplo, oferecendo um atendimento mais personalizado e especializado na recepção e no restaurante, recreação para crianças (para famílias que viajam com os filhos), arrumação e limpeza. 

“Essa é uma demonstração clara de como o setor produtivo se prepara e se adapta às demandas de mercado, contribuindo para o desenvolvimento regional e para a movimentação da economia local”, destaca Silvia Fernandes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!