Caminhoneiro, que é ex-bombeiro voluntário, utilizou técnicas de primeiros socorros para reanimar o passarinho
Divulgação/Folha Regional Um passarinho que se chocou contra um caminhão foi resgatado pelo motorista. A cena ganhou repercussão nas redes sociais nesta semana, quando o ex-bombeiro voluntário Odilon Alves dos Santos Junior usa técnicas de reanimação para salvar o passarinho em parada cardiorrespiratória, enquanto ele dirigia pela BR-470, em Blumenau, no Norte catarinense.
No vídeo, o motorista relata que trafegava pela rodovia quando ouviu um barulho repentino. Logo depois, percebeu que um periquito havia caído dentro do veículo, já desacordado.
Segundo ele, o impacto deixou o animal inconsciente e, em poucos segundos, evoluiu para uma parada cardiorrespiratória, exigindo uma resposta imediata do motorista, que iniciou o atendimento enquanto dirigia.
"Eu estava passando pela BR-470 quando escutei um estouro e o passarinho caiu no meu colo, desfalecido. Entrou em parada cardiorrespiratória”, relata Odilon.
Técnica de salvamento para salvar passarinho
Com experiência em atendimentos de emergência por conta da sua atuação como bombeiro voluntário em Araquari, Odilon iniciou os procedimentos de reanimação ainda dentro do carro.
O ex-bombeiro afirma que nunca havia passado por uma situação semelhante envolvendo um animal silvestre. “Já salvei muita gente, mas animal em parada cardiorrespiratória essa é a primeira vez”, afirmou.
Com o dedo polegar, iniciou a massagem cardíaca, alternando com a respiração “boca a boca”, e logo o passarinho voltou a apresentar sinais vitais. “Eu reanimei ele e fiz ele voltar à vida novamente”, disse.
Depois do salvamento, Odilon contou que, após avaliar a condição do animal, ele vai devolvê-lo à natureza. Ao comentar o episódio, ele destacou que o conhecimento em primeiros socorros deve ser aplicado sempre que houver uma vida em risco, independentemente da espécie. “Quando a gente tem conhecimento, não importa o que é. Desde que tenha vida, a gente batalha até trazer de volta a essência”, refletiu.