Denominado Jagua Airsoft, o grupo pretende expandir a modalidade que simula operações militares no município e participar de competições regionais
Para quem gosta de ação, esporte e aventura, irá se apaixonar pela nova modalidade que está começando a ganhar notoriedade na região: o Airsoft.
Também chamado de Softair, é um esporte de simulação de combates militares relativamente novo, semelhante em muitos aspectos ao paintball, onde os jogadores participam de operações em ambientes fechados ou ao ar livre, geralmente estas áreas também possuem uma grande extensão, assim como os campos de batalhas reais.
Um grupo de amigos de Jaguaruna e Sangão começou a praticar o jogo e decidiu fortalecer a modalidade. Eles criaram o grupo Jagua Airsoft. De acordo com um dos fundadores, o fotógrafo de Jaguaruna Evandro Machado Junior, a intenção é expandir esse esporte e promover competições no município.
“Jogamos esses dias em Criciúma e tinha mais de 150 pessoas de diferentes cidades. Assim como Jaguaruna tem os grupos de ciclistas, trilheiros, entre outras modalidades, agora também conta com o Jagua Airsoft”, comenta.
Ele diz que os integrantes do grupo pretendem também levar o nome da cidade para as competições regionais e estaduais que participam.
Até o momento, o grupo pratica o esporte em uma área de batalha em Sangão e já se mobilizam para instalar um campo para a prática do esporte também em Jaguaruna.
“Nossa intenção é atrair também jogadores para a nossa cidade para que conheçam nossas praias e assim fomentar o turismo local”, complementa Evandro.
Praticado em vários países como Portugal, Estados Unidos, Canadá, França, Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Finlândia, Filipinas, Suíça, Suécia, Tailândia, Noruega, entre outros, o Airsoft chegou ao Brasil e começou a ser divulgado em meados de 2003.
No Brasil, o Airsoft é um esporte regulamentado pelo Exército Brasileiro. Com o aumento da prática do esporte, foi necessária a elaboração de uma regulamentação para o uso dos equipamentos usados na prática do esporte Airsoft, assim em Dezembro de 2007, foi lançada a PORTARIA Nº 006-D LOG. Não é preciso ser militar para praticar, mas é necessário ser maior de 18 anos.
Já a respeito das armas utilizadas no Airsoft, mesmo se tratando de réplicas de armas de fogo, é preciso sempre estar portando a Nota fiscal que comprova que ela é legalizada no Brasil.
O jogo
Como se trata de um jogo que simula combates, além de estimular sentidos como audição, visão e a necessidade de um mínimo de preparo físico, o Airsoft proporciona ainda a disseminação de valores como companheirismo e honestidade.
Para se chegar ao objetivo determinado no jogo, o trabalho em equipe é fundamental, daí a necessidade de união da equipe. Uma vez que suas armas não usam nenhum tipo de tinta ou marcação ao atingir um participante, cabe a ele próprio “se entregar” levantando a mão e gritando “morto!”, por isso a honestidade é um dos pilares dessa modalidade, bem como a confiança de saber que os oponentes avisarão quando forem atingidos.
Em contrapartida, algum praticante pouco ético ou que não pense coletivamente, corre o risco de ser expulso da equipe e não mais poder praticar Airsoft.
Com objetivos, metas e regras que devem ser cumpridas é uma atividade de aprendizado que busca o entretenimento, companheirismo e diversão dos participantes sem nenhum propósito de formar militares. O esporte deve ser jogado com seriedade e requer pessoas compromissadas com a ética e principalmente os ideais de honra, respeito pelas leis e a preocupação com a segurança, que são pilares fundamentais da prática desse esporte. É importante ressaltar que a prática de Airsoft tem a ver com desafios, superação, a atividade física, o convívio, o culto da amizade e ajuda mútua entre os seus praticantes.
Armas de Airsoft
As armas Airsoft são réplicas de armas de fogo reais, geralmente pistolas e rifles com ação de mola ou de gás, que funcionam como armas de pressão que disparam projéteis plásticos. As armas de Airsoft são também chamadas de AEG – Automatic Eletric Gun’s (Arma Elétrica Automática) elas possuem capacidades entre 120 a 800 disparos de projeteis por carregador. As munições dessas armas são bolinhas de plástico, projeteis de 6mm ou 8mm também chamados de BBs (Ball Bearing).
A compra das armas de Airsoft no Brasil pode ser feita por pessoas maiores de 18 anos em lojas autorizadas pelo Exército. Armas de Airsoft não tem poder letal, mas seu disparo é potente e pode machucar, para isso é muito importante em investir em equipamentos de segurança como óculos de proteção, lembrando que esta é uma recomendação obrigatória para a prática do esporte no Brasil.
Uma arma de Airsoft não tem a possibilidade de receber munição real, mas devido a suas extremas semelhanças foram criadas diversas exigências, entre elas é que todas as armas de Airsoft tenham uma marcação em sua extremidade na cor laranja ou vermelho vivo, de acordo com a regulamentação brasileira na portaria 002-Colog de 26/02/2010.