CBSurf e BWB emitiram nesta quinta-feira sinal verde para a chamada do CBSurf Big Wave Mormaii
A Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e o Movimento Big Waves Brasil (BWB) lançaram nesta quinta-feira, dia 27, o sinal verde para a chamada do CBSurf Big Wave Mormaii.
A competição nacional na Praia do Cardoso, em Laguna, determinará o primeiro campeão e a primeira campeã brasileiros de surf de ondas grandes da história da confederação. O evento está previsto para ocorrer na próxima segunda-feira, dia 1º.
“Depois de analisarmos muito os gráficos de previsão, optamos por chamar o Sinal Verde para a segunda-feira, dia 1º, pois no domingo, que é o auge do swell, o vento está muito forte e do quadrante sul/sudoeste, que pega de maral na praia do Cardoso, podendo comprometer a qualidade das ondas. Segunda-feira o vento é fraco e vai virando por oeste até o quadrante norte, atuando como terral no pico e melhorando a formação das ondas”, explica o surfista Thiago Jacaré, coordenador nacional de Surf de Ondas Grandes da CBSurf e idealizador do Movimento BWB.
A competição terá início às 7h de segunda-feira e será transmitida ao vivo pelos seguintes canais do Youtube:
CBSurfPlay: https://www.youtube.com/@CBSurfPLAY
Ícaro Cavalheiro: https://www.youtube.com/@IcaroCavalheiro
Competição garantirá vaga para evento mundial
Há poucos dias alguns integrantes do Movimento Big Waves Brasil (BWB) se reuniram com a lenda do Big Surf mundial Gary linden, criador do antigo Big Wave Surf Tour e ex-presidente da Association of Surfing Professionals – ASP (atual World Surf League - WSL), que está criando uma nova competição Mundial de Surf de Ondas Grandes, chamado BIG Wave Alliance.
Gary Linden, satisfeito com o cenário competitivo de Surf de Ondas Grandes no Brasil, ofereceu para que o CBSurf Big Wave Mormaii 2024 fosse o primeiro evento no mundo a valer vaga para o evento mundial a ser realizado no ano de 2025, em país ainda a ser definido.
A ideia do Big Wave Alliance é reunir os primeiros colocados das competições dos principais picos de ondas grandes do mundo para uma única competição internacional, concedendo o título de Campeão mundial de Surf de Ondas Grandes ao vencedor.
Assim, o campeão do CBSurf Big Wave Mormaii 2024 ganhará mais um prêmio nesta competição: a oportunidade de representar o Brasil internacionalmente e se tornar o Campeão mundial de 2025.
O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Surf (CBsurf) em parceria com o movimento Big Wave Brasil (BWB). O Governo do Estado, por intermédio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), é patrocinador master do evento.
O presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, ressalta a importância do evento para o surf catarinense, já que o estado é um dos grandes celeiros de formação de talentos desta modalidade no país. “Esperamos que a previsão de ondas se mantenha e que possamos ter em Santa Catarina o primeiro campeonato brasileiro de ondas grandes na cidade de Laguna. Um evento histórico para o surf, para o esporte catarinense e para a Confederação Brasileira de Surf que é a organizadora da competição”, explica Freibergue.