Aislan Júnior, diagnosticado com síndrome de Down, conquistou premiações em competições regionais e estaduais e se prepara para novos desafios esse ano.
Após o período de férias, o paratleta de Tubarão Aislan Júnior retomou esta semana os treinos paralímpicos. O trabalho é desenvolvido na Associação Esportiva e Paradesportiva BN (Asespp), em Braço do Norte, com o comando da treinadora Jane Neves Pereira, a Janinha.
Em sua primeira atuação no esporte, o atleta, de 12 anos, diagnosticado com síndrome de down, se destacou no Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), em Blumenau. Ele apresentou excelente rendimento nas provas de salto em distância, arremesso e 150 metros rasos, conquistando medalhas de ouro, prata e bronze. Na ocasião, foi recordista brasileiro nos 150 metros rasos.
Para 2023, o atleta se prepara para participar de novas competições regionais e estaduais. Os organizadores devem divulgar as datas nos próximas dias.
Em setembro do ano passado, foi convocado para representar Santa Catarina em São Paulo, nas Paralimpíadas Escolares. Aislan Júnior fez bonito no Centro Paralímpico da capital paulista. O atleta tubaronense pontuou nas três provas para o Estado e conquistou o quarto lugar no arremesso.
Para encerrar o ano de 2022, o paratleta participou da Corrida Rústica em Capivari e Baixo, representando a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Tubarão. Na ocasião disputou colocação nos 50 e 100 metros rasos. Vale lembrar que dos 12 competidores, o tubaronense ficou em sexto lugar em uma das provas.