Domingo, 21 de julho de 2024
Tubarão
23 °C
10 °C
Fechar [x]
Tubarão
23 °C
10 °C
ESPORTE

Festival Espírito Livre movimenta Serra do Rio do Rastro com travessia por Highline

As linhas, que variaram de 90 a 600 metros de comprimento e alturas mínimas de 100 metros, proporcionaram diferentes níveis de desafio e vistas espetaculares da paisagem catarinense

02/06/2024 15h48 | Atualizada em 02/06/2024 15h51 | Por: Redação Folha Regional

Aventura e adrenalina tomaram conta de atletas de toda a América do Sul neste fim de semana na Serra do Rio do Rastro.

Eles participaram do Festival de Espírito Livre, que iniciou na quinta, dia 30k e seguiu até este domingo, dia 2. O evento atraiu atletas para uma emocionante travessia de highline sobre a imponente Serra do Rio do Rastro, um percurso que desafia limites com aproximadamente 700 metros de distância e mais de 1000 metros de altura.

Os participantes vivenciaram uma experiência única nos três polos principais de highline, situados em propriedades privadas. As linhas, que variaram de 90 a 600 metros de comprimento e alturas mínimas de 100 metros, proporcionaram diferentes níveis de desafio e vistas espetaculares da paisagem catarinense.
Além disso, o festival incluiu a Travessia dos Cânions, um desafiador trekking guiado de 158 km, e roteiros de cicloturismo que exploram a deslumbrante paisagem da Serra Catarinense.

Os pontos de apoio operacional foram estrategicamente distribuídos ao longo das atividades. O Ronda Camping serviu como sede e base operacional do evento, fornecendo alojamento, estacionamento para veículos operacionais e equipe voluntária de primeiros socorros. 

Cada polo de Highline contou com pontos de hidratação e armazenamento de suprimentos para os participantes, além de equipe de resgate e primeiros socorros em áreas remotas. O apoio logístico incluiu acesso fácil às principais pistas e estradas internas para distribuição dos participantes.

A organização recebe o suporte da Associação da Serra Geral de Escalada e Montanhismo (ASGEM) e do grupo de resgate e salvamento, PAESG, para garantir a segurança e o sucesso do evento.

Highline

O Highline é uma vertente do slackline praticada em grandes alturas, como por exemplo montanhas, prédios e pontes. É um grande desafio e uma forma de slackline em que a exigência a nível mental e de “mindset” se sobrepõe à capacidade técnica e física.

Esta forma de slackline proporciona uma sensação de adrenalina incrível e provocando, também, um grande impacto em quem assiste. O highliner está permanentemente seguro por um arnês, preso à linha principal de slackline e, em simultâneo, a uma linha de vida, em “webbing” de slackline ou corda. Esta sub modalidade, onde há riscos elevados envolvidos e os acidentes são potencialmente fatais, deve ser praticada de acordo com critérios de segurança rigorosos.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!