O velejador Adam Max Mayerle conquistou o 1º lugar na classe Hobie Cat 14. Ele já competiu em torneios em países como França, Holanda, Alemanha e Itália e participou pela 1ª vez da competição em Laguna
A segunda edição do Festival Náutico de Laguna movimentou a lagoa Santo Antônio dos Anjos durante este fim de semana. Acompetição em regatas reuniu 52 atletas de todo o Sul do país para concorrer em 11 modalidades distintas.
Um dos destaques do evento foi o atleta mirim Ícaro Cabral Munhoz de apenas 9 anos que ficou em 1º lugar pela modalidade Optmist Estreante. “Foi muito legal e uma experiência muito boa. Quero participar outras vezes”, diz.
As mulheres também tiveram visibilidade na competição, pelo segundo ano participando do festival, Emely Bonacolsi conquistou o 1º lugar pela categoria Dingue. “A sensação de velejar é maravilhosa, um esporte que deveria ser mais incentivado. Parabéns a Prefeitura de Laguna por promover este evento tão incrível”, ressalta.
O espetáculo protagonizado pelas embarcações que coloriram a lagoa também ficou marcado pela participação de nomes experientes do esporte.
O velejador Adam Max Mayerle, 1º lugar na classe Hobie Cat 14, já competiu em torneios em países como França, Holanda, Alemanha e Itália. “Participo de torneios há 17 anos, mas em Laguna é a primeira vez. O festival tem raias muito legais e este apoio da prefeitura e da federação é muito importante para o esporte, queremos voltar ano que vem”, destaca.
O festival distribuiu prêmios em dinheiro aos ganhadores, além de troféu e brindes a todos os competidores. O secretário de Comunicação Romulo Camilo explica que a realização do evento só foi possível através de parceira da prefeitura com empresas privadas. “A administração municipal tem a função de organizar e divulgar o evento, enquanto o patrocínio de empresas entram num papel fundamental com as distribuições de prêmios valorizando ainda mais o evento”, esclarece.
O Festival Náutico também movimentou o comércio do Mercado Público, que abrigou o evento e toda rede hoteleira da região. De acordo com o secretário de Turismo Mello Júnior, mais de 100 hospedagens foram reservadas em Laguna neste final de semana. “O evento trouxe um impacto econômico para todos os setores, principalmente para a valorização da rota gastronômica e hoteleira do município”, conclui.
Para o próximo ano, a organização do evento ainda quer realizar a primeira Feira Náutica de Laguna e ainda mais barcos participando do campeonato.
Confira a lista dos ganhadores:
Optmist:
1º lugar - Ícaro Munhoz
Shelback:
1º lugar - Renato Caldas
2º lugar - Eduardo Buttemdorf
3º ligar - Vilmar Braz
Open:
1º lugar - Alexandro Demathe e Alex Eufrázio
2º lugar - Claudio Antonio
3º lugar - Diego Rosa
Ilca 7:
1º lugar - Max Josef
2º lugar - Arrio Lothar do Carmo
3º lugar - João Pedro Castro
Ilca 6:
1º lugar - Nalton Coelho
2º lugar - Guilherme Takase
3º lugar - Gustavo Lima
Dingue:
1º lugar - Renato Ouriques e Emelly Juliana
2º lugar - Alexandra Amim e Edio Lineburg
3º lugar - Marcus Demétrio e Carolina Machado
Snipe:
1º lugar - Adriano Santos e Larissa Siqueira
2º lugar - Christian Franzen e Luana Cristina
3º lugar - Ian Franzen e Milene Domingues
Hobie Cat 14:
1º lugar - Adam Max Mayerle
2º lugar - Aldo Kirsten Junior
3º lugar - Ricardo Christe
Hobie Cat 16:
1º lugar - Kiko Diener e Lucas Michalak
2º lugar - Luiz Machado e Alvaro Albuquerque
3º lugar - Jurgen Didjurgeit e Alexandre Albuquerque