A matéria com os surfistas do grupo Jagua Boys abriu o programa de hoje. A gravação completa será exibida na programação da Rede Globo nos próximos dias
A Laje da Jagua, conhecida como a Nazaré Brasileira por suas ondas gigantes, ganhou repercussão nacional neste domingo, dia 31. Uma matéria feita com os surfistas do grupo Jagua Boys, em Jaguaruna, há alguns meses, foi exibida hoje na abertura do programa Esporte Espetacular, da Rede Globo (clique aqui e assista).
O repórter Carlos Rauen entrevistou os surfistas que encaram as ondas gigantes em Jaguaruna e acompanhou a rotina deles ao entrar no mar e ir ao encontro das temidas ondas que formam verdadeiros paredões, podendo ultrapassar os 15 metros.
A gravação completa de quase 12 minutos será exibida nos próximos dias durante a programação da NSC TV e há possibilidade de também ser divulgada no Fantástico.
A equipe dos Jagua Boys e Big Waves Brasil, composta pelo surfista de destaque internacional Thiago Jacaré e outros nomes conhecidos do surfe, enviaram um projeto para Brasília pedindo a homologação definitiva do título de Capital Nacional da Maior Onda do Brasil para Jaguaruna.
De acordo com Thiago Jacaré, o projeto apresenta alguns avanços. A homologação já foi protocolada e só aguarda votação. “É o passo final. Já estamos articulando com alguns deputados para agilizar essa oficialização”, afirma o surfista.
O oceonógrafo Douglas Nemes fez as medições das ondas na Laje da Jagua. Segundo Jacaré, o especialista constatou que, de 100 ondas medidas, Jaguaruna se destaca com cinco, e por isso deve ser considerada a maior onda do Brasil.
O município de Jaguaruna apresenta um valioso potencial para o tow-in (surf rebocado). A formação geológica de pedra está a 5,3 km da costa, entre os balneários Arroio Corrente e Campo Bom. Quando há tempo favorável e sem vento pode gerar ondas com até 30 pés de altura. Existem poucos locais no Brasil com tamanha qualidade.
::: Saiba mais :::
Laje da Jagua será destaque da Embratur em evento internacional de surfe
Confirmado: Laguna vai sediar etapa do 1º Circuito Brasileiro de Ondas Grandes