A ação celebra os cinco anos da ONG que promove atividades gratuitas para mais de 1,2 mil crianças e adolescentes
Têm aqueles que sonham com um mundo melhor. E têm aqueles que fazem do mundo um lugar melhor. Neste sábado, dia 12, o Instituto Ser Humano Surf celebra 5 anos de fundação.
Através do esporte, da educação e do contato com a natureza, a iniciativa promove um impacto social positivo, que abraça Garopaba e busca mudanças significativas na comunidade local. A ong já atendeu, de forma gratuita, mais de 1,2 mil crianças e jovens, e tem como principal objetivo tornar o surf mais acessível, da infância à juventude.
Entre os participantes estão Taylor Kakato e Dayane Alves, que fazem parte do projeto desde o início. A mãe deles, Sandra Alves, conta que sente uma melhora na autoestima, na coordenação motora e, principalmente, na comunicação dos filhos.
"Tenho notado que as crianças têm desempenhado uma melhora progressiva. Eles voltam enérgicos e cheios de novidades a cada dia no instituto, e sei que isso é bom para a saúde deles, assim como as amizades que eles conquistaram ao longo do projeto”, conta.
Neste ano, o instituto trouxe uma novidade: as aulas de educação para relações étnico-raciais e do laboratório de tecnologia. O instituto conta com 20 profissionais especializados, remunerados, e todos os participantes e famílias, bem como os colaboradores do Instituto, contam com apoio odontológico e psicológico, através de três psicoterapeutas que compõem o Núcleo de Saúde Mental do Ser Humano Surf. Uma estrutura que oportuniza a participação de quatro crianças com diagnóstico para TEA e TDAH, e oito crianças vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Entre esporte e educação, celebração
Para comemorar o aniversário de 5 anos, o Ser Humano Surf promove um evento aberto à comunidade e com atividades para toda a família. Tem apresentação circense, intervenções com os jovens do instituto, feira de empreendedorismo local, espaço das infâncias, praça gastronômica, exposições, entre outros.
O repertório musical é eclético, e para todos os gostos, com o bloco Morro de Amores, Dirty Guns, Forró com Severinas Xique-Xique e DJ Sassa. A festa inicia às 17h30, e será realizada na Casa Kimo, localizada na Rua Rio Grande do Sul, 269, em Garopaba.
Festa e surfe com medalhista olímpica
A equipe do Ser Humano Surf foi escolhida para estar na produção local do Grom Fest – Campeonato Grommet, que busca fomentar o surf nas categorias de base. É a primeira vez que o campeonato, idealizado e realizado pela medalhista olímpica Tati Weston Webb e Jesse Mendes, acontece em Garopaba, a Capital Catarinense do Surf. A cerimônia de premiação da disputa faz parte da programação do aniversário do instituto e, durante a festa, a surfista profissional também marcará presença.
Como tudo começou
O ano era 2019 e três amigos com o sonho em comum de impactar positivamente o local que escolheram para viver. O surfista profissional Yuri Gonçalves lançou a ideia de proporcionar o acesso ao surfe à comunidade, buscando mais união e respeito pelas culturas do surfe e pesca locais. Kalinka Moz Silveira chegou com a experiência na área de projetos de impacto social, educação e meditação. E Sípio Graziolli une a vontade de expandir um estilo de vida mais saudável através da Ginástica Natural e a técnica de ensino do surfe.
E foi assim, unindo propósitos, que surgiu e nasceu o Instituto Ser Humano Surf. Para a solidez da jornada até aqui, tem muito estudo, dedicação e engajamento social. São dezenas de vidas transformadas a cada ano. Mesmo que o Sípio tenha seguido a vida, surfando os mares de Portugal, Yuri e Kali seguem focados, investindo tempo, talento e energia no crescimento e na evolução da instituição. Para mais informações acesse o site www.serhumanosurf.com.br ou o Instagram @serhumanosurf