Quinta-feira, 03 de abril de 2025
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C
ESPORTE

Rota do Big Surf deve consolidar região da Amurel como polo do esporte no Brasil

Cinco municípios estarão integrados na rota, que fortalece o turismo esportivo e o desenvolvimento econômico da região sul do Estado. Sebrae auxiliará na implantação da rota; expectativa é concluir capacitações em 2027

Jaguaruna , 02/04/2025 08h50 | Atualizada em 02/04/2025 18h36 | Por: Redação Folha Regional
Luis Reis/Divulgação/Folha Regional

Em um espaço territorial de aproximadamente 100 quilômetros, no litoral sul de Santa Catarina, estão algumas das maiores e melhores ondas grandes do Brasil, que atraem surfistas de todo o mundo.

Para consolidar essa área como polo da modalidade esportiva no país, lideranças iniciam a implantação da Rota do Big Surf.

Cinco municípios estarão integrados na rota, que pretende fortalecer o turismo, esporte e o desenvolvimento econômico da região sul do Estado: Garopaba, Imbituba, Jaguaruna, Laguna e Tubarão.

Uma reunião foi realizada na última sexta-feira, dia 28, na sede da Amurel, com prefeitos e secretários de Turismo dos municípios envolvidos, representantes do Sebrae e associações do setor para alinhar as próximas ações para promover a Rota do Big Surf, reforçando a importância do turismo de surf como motor do desenvolvimento regional.

O presidente da Amurel e prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, participou do encontro e reforçou a importância da implantação da rota. Enquanto deputado, Soratto apresentou o projeto de lei que institui a Rota de Turismo Integrado, denominada Rota do Big Surf, no Estado de Santa Catarina. O projeto continua em tramitação na Assembleia Legislativa, e a expectativa é que seja aprovado para validar a iniciativa.

“A rota é de extrema importância para o nosso litoral sul porque, além de definir e mostrar para a população o que temos para apresentar na área do turismo, lazer e esporte, também vai atrair turistas, que investirão na nossa região. Já temos um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa, que apresentei enquanto estive deputado, e com a aprovação ficaria mais fácil a captação de recursos e a promoção da rota para todo o Brasil e outros países”, comenta Soratto.
Conforme o projeto na Alesc, o município de Tubarão, apesar de não estar no litoral, seria um hub estratégico para a rota com a oferta de infraestrutura urbana e serviços essenciais, incluindo saúde, hospedagem, comércio e lazer.

O vice-presidente da Amurel e prefeito de Laguna, Peterson Crippa, foi um dos articuladores da reunião e destacou a relevância do projeto. “Os municípios estão unidos para tratar de uma rota que não apenas impulsiona o turismo e o esporte, mas também traz benefícios econômicos para toda a região.”

Estruturação da rota

O gestor de projetos do movimento Big Wave Brasil (BWB), Reinaldo Langer Jaeger, explica que os próximos passos para a implantação da Rota do Big Surf será a formalização a partir de um termo de adesão dos cinco municípios integrados.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apoiará o projeto oferecendo suporte técnico para sua estruturação e consolidação como um produto turístico competitivo.

A parceria visa aprimorar a infraestrutura turística, capacitar empreendedores locais e desenvolver estratégias de marketing que impulsionem a visibilidade da região no cenário nacional e internacional.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Renato Carvalho, reforçou a importância da iniciativa. “É uma honra participar da construção da Rota do Big Surf. Unir os municípios da Amurel e transformar esse sonho em realidade é um passo essencial para o desenvolvimento da região”, disse Carvalho.

Fortalecimento do turismo

Reinaldo Langer Jaeger, gestor de projetos do Big Wave Brasil, explica que uma Rota de Turismo Integrado, além dos benefícios promocionais e comerciais, acaba aumentando o tempo de permanência dos turistas na região.

“Em vez de ficar somente em um único município, acabam se deslocando entre cinco. O turista mais urbano também é atendido diante da inclusão da metrópole Tubarão. Este fato acaba atraindo demandas para diversos segmentos comerciais, como hotéis, pousadas, postos de combustíveis, mercados, restaurantes, bares, lojas, indústria de equipamentos de surf, farmácias, entre outros. O desenvolvimento socioeconômico amplia a arrecadação tributária, podendo ser investida em melhorias para os municípios”, explica.

O gestor de projetos conta que, após a assinatura do termo de adesão, que deve ocorrer nas próximas semanas, o Sebrae iniciará a metodologia nos municípios com capacitações e orientações por eixos estratégicos envolvendo Governança e Gestão Turística, Desenvolvimento Empresarial, Produtos Turísticos e Promoção e Comercialização.

A expectativa é que o processo de implantação ocorra em até dois anos, com conclusão em 2027, posicionando a região como destino de surf referência no país.

Eventos nacionais e mundiais

A Big Wave Brasil (BWB), referência no surf de ondas grandes, integra o projeto para fomentar eventos esportivos, atrair investimentos e incentivar a prática do esporte na região.

Diversos atletas locais se destacam em competições nacionais e internacionais, contribuindo para a visibilidade da Amurel como destino de excelência para o surf de alto nível. A parceria com a BWB fortalece a articulação entre esportistas, organizadores de eventos e patrocinadores, promovendo as praias da região como locais para campeonatos e treinamentos.

Mundial em Jaguaruna

Entre os cinco municípios que integrarão a Rota do Big Surf está Jaguaruna, que detém o título de cidade com a maior onda do Brasil. O município se prepara para sediar pela primeira vez uma etapa do Mundial de Ondas Grandes – o Big Wave Aliance. O evento, que reúne os campeões do surf de diversos países, deve iniciar a janela de espera a partir de maio.

Nesta terça-feira, dia 1º, estiveram reunidos na prefeitura de Jaguaruna representantes da Associação de Big Surf da Laje da Jagua (Atowinj), Associação dos surfistas de Jaguaruna, o vereador César Damiani, o secretário de Turismo, Dante Gentil, e o vice-prefeito Henrique Fontana para iniciarem o planejamento e discutir melhorias na Praia do Arroio Corrente para que o evento possa ser estruturado no local.

Os representantes das associações solicitaram melhorias na orla, manutenção da praia e projeções futuras para alavancar o ponto turístico. De acordo com o surfista Thiago Jacaré, coordenador de Surf de Ondas Grandes da CBSurf e um dos fundadores do Big Waves Brasil, na próxima semana será agendada mais uma reunião, dessa vez com o governo do Estado, envolvendo organizadores, a secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, e a Fesporte para continuidade das tratativas para a realização da etapa do Mundial de Ondas Grandes.

Diferenciais competitivos da região

- Melhor estado brasileiro em quantidade e qualidade de onda
- Região de SC com maior quantidade e constância de onda
- Capital Catarinense do Surf (Garopaba)
- Capital Nacional da Maior Onda do Brasil (Jaguaruna)
- Antigo palco da etapa brasileira do WCT (Imbituba)
- Palco do CBSurfBig Wave (Laguna)
- Piscina de onda (Garopaba)
- Aeroporto (Jaguaruna)
- Sem congestionamento na BR-101 (Tubarão-base)
- Gastronomia típica, história e cultura
- Belezas naturais conservadas

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - WhatsApp (48) 9 9219-5772

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!