Prefeitura organiza ações para apoiar o evento que deve ocorrer pela primeira vez na Laje da Jagua. Uma nova reunião deve ocorrer com o governo do Estado para dar continuidade às tratativas
O município de Jaguaruna se prepara para sediar pela primeira vez uma etapa do Mundial de Ondas Grandes – o Big Wave Aliance. O evento, que reúne os campeões do surf de diversos países, deve iniciar a janela de espera a partir de maio.
Nesta terça-feira, dia 1º, estiveram reunidos na prefeitura de Jaguaruna representantes da Associação de Big Surf da Laje da Jagua (Atowinj), membros da Associação dos surfistas de Jaguaruna (ASPJ), junto com o vereador César Damiani, o secretário de Turismo Dante Gentil e o vice-prefeito Henrique Fontana, para iniciar o planejamento e discutir melhorias necessárias na Praia do Arroio Corrente para que o evento possa ser estruturado no local.
Os representantes das associações solicitaram melhorias na orla, manutenção da praia e projeções futuras para alavancar o ponto turístico conhecido por manter a maior onda do Brasil.
“Estamos a um passo de realizar o maior evento de surf da história do país, um evento que vai movimentar não só o esporte mas o turismo também, por isso temos essa preocupação de manter e trazer melhorias para o Arroio Corrente e consolidar Jaguaruna como um destino turístico de fato”, diz o secretário Dante Gentil.
Também foram discutidas ideias para movimentar a orla da lagoa até a beira-mar no balneário. O vice-prefeito Henrique Fontana reforçou o apoio do poder Executivo nas demandas solicitadas.
O vereador César Damiani também se comprometeu em se reunir com as forças representativas da Câmara para articular parcerias que ajudem a fortalecer o turismo esportivo no município.
Investimentos de SC
De acordo com o surfista Thiago Jacaré, coordenador de Surf de Ondas Grandes da CBSurf e um dos fundadores do Movimento Big Waves Brasil, na próxima semana será agendada mais uma reunião, dessa vez com o governo do Estado, envolvendo organizadores, junto com a secretária de Turismo Catiane Seif, e representantes da Fesporte, para dar continuidade às tratativas para a realização da etapa do Mundial de Ondas Grandes, que deve atrair surfistas de todo o mundo.
Cidade-irmã
A estratégia de consolidar Jaguaruna, que detém o título de cidade com a maior onda do Brasil, cidade-irmã de Nazaré, cidade, segundo o Guinness Recorde Book, com as maiores ondas do mundo, tem se concretizado com a assinatura do termo de geminação entre os municípios.
No ano passado, uma comitiva de Santa Catarina foi até Portugal e assinou um pedido de aproximação entre os municípios conhecidos por suas ondas gigantes. O termo também foi assinado em Jaguaruna. A secretária Catiane Seif tem acompanhado as ações para o irmanamento e articula a vinda do prefeito de Nazaré a Santa Catarina para a assinatura do termo.
O surfista Thiago Jacaré, membros da associação Jagua Boys e lideranças locais participaram do ato de assinatura da minuta de geminação na prefeitura com o vice-prefeito Henrique Fontana, e acompanharam os representantes do Estado em uma visita técnica ao Balneário Arroio Corrente, que sediou a competição internacional de surfe, além de outros pontos turísticos.
Desde 2023, o governo do Estado, por determinação do próprio governador Jorginho Mello, tem trabalhado para oficializar Jaguaruna como o epicentro das maiores ondas do Brasil.