Ao todo, foram mais de 560 ondas inscritas por atletas de todo o país em uma das principais celebrações do surf nacional
O surfista João Paiva foi o campeão no Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes, na categoria Maior Onda do Ano. Ele concorria com mais de 560 atletas que se inscreveram para concorrer ao prêmio realizado nesta sexta-feira, dia 26, no Rio de Janeiro.
João Paiva e Thiago Jacaré, membros da equipe Jagua Boys, ficaram entre os selecionados como finalistas com ondas inscritas pelos cinegrafistas Bred Oliveira, Luís Reis e Renato Tinoco.
Na decisão final dos jurados, a maior onda surfada no ano veio para Laje da Jagua, com João Paiva campeão na categoria de Maior Onda do Ano, com vídeo feito pelo cinegrafista Bred Oliveira. “Foi fenomenal, não estou nem acreditando, sonhava com esse prêmio, pra mim foi muito gratificante, e trouxemos esse título para os Jagua Boys, para a Maior Onda do Brasil”, comentou Paiva.
Os renomados surfistas Victor Teixeira e Lucas Chumbo ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, na mesma categoria.
O 6º Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes, recebeu um número recorde de ondas grandes surfadas este ano. Ao todo, foram 562 ondas inscritas por atletas de todo o país.
Os estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Espírito Santo dominaram as indicações com locais já consagrados pelos big riders, como Itacoatiara, em Niterói (RJ), Laje da Jagua, em Jaguaruna, em Santa Catarina, e Barrinha, em Saquarema (RJ). Outros points com ondas impressionantes, como na Praia do Silveira, no município de Garopaba, em Santa Catarina, Coral do Céu, no Espírito Santo e Laje do Vidigal, na cidade do Rio de Janeiro, também protagonizaram momentos impressionantes.
O prêmio
Considerada uma das principais celebrações do surf nacional, a premiação possui três modalidades, no masculino e no feminino: Surf, Bodyboard e Bodysurf. As categorias são: Maior Onda do Ano, Melhor Onda do Ano (feminino e masculino), Melhor Onda Bodysurf, Melhor Onda Bodyboard e Maior Vaca. Esse ano, atletas como Lucas Chumbo, Michele Des Bouillons, Ian Cosenza, Michaela Fragonese, Pedro Calado, Dudu Pedra, Leopoldo Neto, Will Santana e muitos outros foram finalistas na competição. As informações são do site Rico Surf.
Na categoria principal do prêmio, Maior Onda do Ano, as regiões de Jaguaruna (SC), Itacoatiara (RJ), Laje do Vidigal (RJ), Barrinha (RJ), Praia do Silveira (SC) e Pontão do Leblon (RJ) concorreram com ondas surfadas pelos atletas Lucas Chumbo, Fabiano Tissot, Gabriel Sodré, João Paiva, Marcos Monteiro, Olavo Kuhn, Pedro Calado, Thiago Jacaré e Yuri Gonçalves.