Natural de Jaguaruna, Lucas Hilário dos Santos mora em Miami e está no Brasil há poucos dias. Durante entrega da moção, o atleta compartilhou sua trajetória
O atleta de jiu-jítsu Lucas Hilário dos Santos, de 34 anos, foi homenageado durante a sessão da Câmara de Vereadores de Jaguaruna na noite desta quarta-feira, dia 24.
Natural de Jaguaruna, Lucas conquistou diversos títulos nacionais e internacionais e há sete anos mora em Miami, nos Estados Unidos, onde treina na academia Fight Sports Club com o mestre Roberto Cyborg. Há poucos meses ele participou de competições como o Pan-Americano e o Open Miami, nas quais ficou entre os primeiros colocados representando o Brasil.
A proposta de entrega de moção de congratulações foi feita pelo vereador Jailton de Lima. O vereador parabenizou o atleta pelos títulos e por representar Jaguaruna em competições internacionais. “Lucas é uma inspiração para os atletas. Lembro-me de quando estive como secretário de Saúde na cidade e ele iniciou um projeto com alguns pacientes, levando alegria e saúde para eles. A secretaria economizou na compra de remédios só com o resultado do projeto em parceria com o Lucas”, compartilhou o vereador proponente da moção.
Outros vereadores, como o presidente da Câmara, Alexandre Martins, também parabenizaram o trabalho do atleta internacional. “Esta Casa reconhece as conquistas e a trajetória desse grande atleta. Conheci o Lucas quando era um adolescente, e iniciou seus primeiros treinos chegando a passar pela minha academia na época”, conta o presidente.
O atleta usou a tribuna para agradecer pelas homenagens e reconhecimento. “É um sonho realizado poder sair de Jaguaruna, quando eu ainda era só um moleque sonhador, e hoje poder voltar para a minha cidade de origem. É gratificante. Agradeço ao vereador Jailton pela iniciativa da menção honrosa e a todos os vereadores. Fico emocionado em poder compartilhar minha evolução com todos vocês”, disse Lucas, que estava há sete anos sem retornar ao Brasil.
O vice-presidente do Conselho Municipal de Esporte, Paulo Henrique Duarte, é um dos propulsores de projetos sociais em Jaguaruna e acompanhou a trajetória de Lucas no decorrer dos anos. “Lucas foi a primeira criança a entrar no projeto social. Começamos a expandir para outras crianças e hoje vemos que a maioria seguiu suas carreiras. O Lucas é um vencedor pelo jiu-jítsu e inspiração para muitas crianças e adolescentes que participam das nossas ações”, comenta.
Foco no mundial
Na próxima semana, Lucas retorna aos Estados Unidos, onde seguirá intenso treinamento para as novas competições, como o mundial da IBJJF, que ocorre em setembro deste ano. “Foi uma alegria poder voltar para minha terra e conversar com tantas pessoas que acompanham minha trajetória e conquistas, que vieram através do esporte, com muita determinação.”
Lucas Hilário dos Santos é faixa preta 3º grau em jiu-jítsu e foi aluno do professor Paulo Henrique Duarte, de Jaguaruna, e mestre Crolin Gracie.