Sábado, 18 de maio de 2024
Tubarão
13 °C
11 °C
Fechar [x]
Tubarão
13 °C
11 °C

Entrevista: “Uma das marcas que quero deixar é o lançamento da UPA”, diz prefeito de Tubarão

Há dois meses no comando da prefeitura, Jairo Cascaes destaca as prioridades e faz o balanço das primeiras ações de seu governo

Tubarão, 15/10/2023 08h40 | Atualizada em 15/10/2023 08h40 | Por: Redação Folha Regional
Lysiê Santos/Folha Regional

No último dia 8 de outubro completaram-se dois meses que o município de Tubarão está sob novo comando. Eleito de maneira indireta pela Câmara de Vereadores, Jairo Cascaes (PSD) tornou-se o 61º mandatário do Poder Executivo de Tubarão, ao lado do vice-prefeito Moisés Nunes (PP). 

Formado em Gestão Pública, Jairo atua como servidor público desde 1976. Ele assumiu o cargo que estava sendo exercido pelo vereador Gelson Bento (PP) de forma interina após a renúncia do ex-prefeito Joares Ponticelli (PP). 

Em entrevista à Folha Regional, o prefeito de Tubarão faz um balanço do início de sua gestão e destaca prioridades e metas para os próximos meses.

Folha Regional: Como sua experiência no setor público ajuda no seu trabalho como prefeito? 

Jairo Cascaes: Fez dois meses dia 8 que estou à frente da prefeitura. Todo início é um desafio. Tenho quase 40 anos de experiência como servidor público. Comecei como office boy em 78 e fui passando por diversas funções. Isso me deu bagagem e está me ajudando nessa condução como prefeito. 

 

Folha Regional: O senhor já disse que, como o mandato é mais curto, não há tempo para uma reforma administrativa ampla. Mas está aproveitando servidores efetivos para cargos de confiança para diminuir custos. Quanto deve economizar?

Jairo Cascaes: Assim que assumi, em seguida tomei a decisão de exonerar todos os secretários com a intenção de aproveitar efetivos e, nesta mudança, trazer pessoas novas que pudessem ajudar. E exoneramos vários cargos comissionados. Tudo isso para mudanças estruturais e aproveitamento de servidores efetivos. No primeiro mês da mudança, já economizamos cerca de 5% na folha de pagamento, além de outras mudanças.

 

Folha Regional: Pretende cortar cargos ou gratificações para reduzir os custos?

Jairo Cascaes: Já estamos fazendo. Cortamos gratificações e comissões, como uma que continuava recebendo para atuar durante a pandemia. Tem comissões que fazem parte de um sistema legal e obrigatório, como as comissões de licitações, e analisamos cada caso. Também buscamos outras formas de economizar com a revisão de contratos. Criamos um grupo para rever contratos por secretarias. Esse grupo vai ser permanente para manter essas revisões, e conseguimos economizar muito. Alguns contratos foram revogados, dentro das nossas prioridades, outros foram cancelados para tomada de decisões mais econômicas. 

 

Folha Regional: Qual deve ser a marca de sua gestão? Quais as prioridades?

Jairo Cascaes: A gente tem algumas prioridades, mas uma marca que quero deixar no meu governo é a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), pois isso já está rolando há mais de 10 anos. Vamos equipar toda a UPA com recursos que já conseguimos e queremos inaugurar ano que vem. Para isso, já estamos vendo quem poderá fazer a gestão através de uma parceria ou com o nosso pessoal. Vamos analisar a melhor forma. Na infraestrutura queremos dar uma atenção especial aos bairros. Temos muitas obras na área central da cidade, mas o nosso interior penso que dá para avançar e estamos fazendo com que isso aconteça. E outro ponto em que temos um olhar diferenciado é a busca de empresas que possam gerar emprego. 

 

Folha Regional: O senhor assumiu em meio a uma crise envolvendo denúncia de corrupção. Como a gestão está lidando com esses processos e investigações em curso, como as operações Mensageiro e Dark Shark? E como passar a imagem para a população de que a cidade está vivendo agora um novo momento?

Jairo Cascaes: É visível que a cidade passou por uma situação difícil. Nossa população teve uma queda na autoestima e essas questões que estão em andamento é algo para a justiça analisar. Nada melhor que o tempo para dar resposta para tudo e cabe à justiça fazer a parte dela. Cabe a mim, como gestor, fazer com que a cidade não pare e continue crescendo e aumentar a autoestima da população. Esse é meu papel. 

 

Folha Regional: Tubarão como polo em saúde vive a constante superlotação do HNSC. Como o município pode ajudar a resolver esse problema?

Jairo Cascaes: Nós já temos um convênio com valor expressivo para a realidade do município para resolver o problema de um hospital que não é só nosso, pois ele atende a região toda. A superlotação não é culpa de Tubarão. E o que diz respeito à nossa parte, que é o atendimento na emergência, temos um bom convênio, e vamos ajudar a amenizar com a abertura da UPA, que vai diminuir o fluxo de pessoas de Tubarão na emergência. 

 

Folha Regional: O que planeja fazer para a cidade ser ainda mais atraente a novos negócios e instalação de grandes empresas?

Jairo Cascaes: Em dois meses já tive contato com proprietários e grupos de empresários que vão instalar novas empresas aqui. Também visitei a Unesc, que a partir do ano que vem vai ter um polo em Tubarão, o que vai gerar emprego e movimentar a economia. Depois de uma conversa com o Grupo Koch, vão ser instaladas duas unidades do supermercado na cidade, são 300 empregos diretos. Ou seja, em três situações que articulamos já chegamos a quase 500 empregos que serão gerados em breve. Nosso foco também vai ser valorizar as empresas que já temos na cidade.

 

Folha Regional: O Centro de Inovação é uma obra do Estado. Mas como seu governo pretende atuar para agilizar a sua inauguração, já que é um projeto importante para a área de tecnologia?

Jairo Cascaes: O Centro de Inovação vai só implementar essa questão de tecnologia que está em expansão na nossa cidade. Recentemente chamamos o grupo que está gerindo o Sigma Park para verificar alguns entraves da parte da prefeitura, que já resolvemos. De nossa parte já está liberado. Agora só falta algumas questões com o Estado, e ainda este ano ele será inaugurado. 

 

Folha Regional: Como está a relação com o governo do Estado e as obras conveniadas?

Jairo Cascaes: Assim que assumi convidei para virem no meu gabinete os deputados da região e conversei pessoalmente com Pepê Collaço (PP), Estêner Soratto (PL) e Julio Garcia (PSD). Volnei Weber (MDB) também foi convidado, mas não pôde comparecer no dia. Daquela conversa pedi para viabilizarem uma agenda com o governador Jorginho Mello (PL) e levei a demanda da UPA e mais alguns pedidos de recursos para vias públicas. Fomos bem recebidos por ele e já foram liberados os recursos. Meu relacionamento com os deputados e com o governo é muito bom e só temos a agradecer. Não temos nenhum entrave que possa dificultar nosso relacionamento com eles. 

 

Folha Regional: Nos bastidores já começaram as articulações para as próximas eleições. Pretende ir para a reeleição? O que o partido está discutindo? 

Jairo Cascaes: Tenho tido muito cuidado ao lidar com isso. Penso que temos que cuidar da eleição de 2024 só em 2024. Tenho um grande desafio pela frente que é fazer gestão neste momento difícil que estamos passando. Queremos entregar um bom resultado e, ano que vem, começamos as conversações. E no que depender de mim vou querer ajudar o meu partido a estar na majoritária. Aí depende de como vão ser os encaminhamentos, mas sempre digo que não precisa ser o Jairo candidato. Mas penso que é possível o partido estar dentro de uma coligação para o bem de Tubarão.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!