O NOVO fez o convite a um possível pré-candidato a prefeito, mas ainda não obteve confirmação
O partido NOVO de Tubarão promoveu nesta terça-feira, dia 20, o seu primeiro encontro municipal para debater propostas e ações para as eleições deste ano. A reunião ocorreu no Clube de Campo e teve a presença de filiados e convidados.
O encontro contou também com a apresentação dos pré-candidatos a vereadores pelo partido. Para esta seleção de nomes, o NOVO promove um processo interno, diferente do que ocorre nas demais siglas. Antes da definição dos pré-candidatos, os interessados passam por treinamento e precisam ser aprovados em uma seleção, além de terem ficha-limpa e estarem alinhados ao ideal liberal defendido pelo partido.
Até o momento o NOVO em Tubarão conta com seis pré-candidatos: Cleiton Siqueira, Kauê Locks, Lohana Guarezi, Paula Tonon, Wesley Martins e dr. Fernando Kindermann de Oliveira, o único que não pôde se apresentar no evento porque já estava em outro compromisso. Representantes da CDL, ACIT e AMPE também acompanharam o evento.
“Estamos trabalhando desde o ano passado para a consolidação do diretório”, afirma Ian Mota, presidente do partido na cidade. Ele diz que a meta de 50 filiados já foi atingida com o índice atual de quase 70 membros. A próxima etapa é divulgar os pré-candidatos a vereadores, cuja lista deve aumentar nas próximas semanas.
Para as eleições municipais, o partido fez o convite a um possível pré-candidato a prefeito, mas ainda não obteve a confirmação. O nome não foi revelado. Enquanto isso, internamente o partido montou cinco grupos de trabalho, cada qual dedicado a um tema, para elaborar o seu plano de governo para o município de Tubarão.
“Há conversas em andamento para a majoritária, mas por questões pessoais e profissionais a gente ainda está aguardando. Muitos achavam improvável que teríamos seis pré-candidatos a vereadores. Atingimos esse número e estamos com fila de espera”, conta Ian, acrescentando que a decisão sobre o nome à majoritária pode ocorrer até o próximo mês.
O partido não dá detalhes sobre quem seria o seu pré-candidato, assim como não descarta a possibilidade de ir para a disputa apenas com candidatos ao Legislativo. “Nosso foco no momento é estruturar o projeto de cidade. O NOVO está acima de projetos pessoais”, diz o presidente.
Coligações
“Até agora nenhum partido nos procurou para discutir sobre coligação. A gente trabalha com a possibilidade de, caso tenhamos uma candidatura, ser chapa pura. E a própria diretriz do NOVO impede o partido de ser vice de alguém. O NOVO só entra em coligação se for cabeça de chapa”, explica Ian.
O partido é conhecido por suas ideias liberais, de Estado menor e mais autonomia à iniciativa privada. O presidente municipal fala sobre o desafio de confrontar essa ideologia com a política tradicional: “O NOVO não é um monopólio de virtudes. Há pessoas boas em todos os partidos. Isso é fazer política de forma republicana, com foco na sociedade. Não temos restrição para sentar e discutir propostas.”