Segunda-feira, 24 de junho de 2024
Tubarão
19 °C
12 °C
Fechar [x]
Tubarão
19 °C
12 °C

Semana inicia com calor excessivo de até 40°C em SC; frente fria muda o tempo a partir de terça

Nesta segunda-feira as máximas se elevam bastante para esta época do ano; em Tubarão deve chegar a 38°C

17/09/2023 21h36 | Atualizada em 17/09/2023 21h36 | Por: Redação Folha Regional
Metsul/Divulgação/Folha Regional

Uma anomalia de temperatura chega a Santa Catarina nesta segunda quinzena de setembro. A tendência é de um clima muito quente e altíssima frequência de calor em várias regiões do Brasil, inclusive SC, aponta o MetSul Meteorologia. 

O calor excessivo deve ter marcas de até 40ºC, conforme já apontado pela Defesa Civil. Ainda segundo o MetSul, esta segunda metade do mês de setembro deve registrar temperaturas acima dos padrões históricos desta época do ano, com termômetros marcando calor muito intenso a extremo.

Conforme a Defesa Civil, a segunda-feira, dia 18, amanhece com formação de nevoeiros pelo Estado que se dissipam até o final da manhã e o tempo firme e aberto predomina em todas as áreas durante o dia. 

Entre a tarde e à noite, a formação e aproximação de uma frente fria, aumenta a nebulosidade pelo Estado, provocando pancadas de chuva que em alguns momentos vêm com intensidade moderada a forte e acompanhadas de trovoadas nos planaltos, nas áreas litorâneas e no Vale do Itajaí, com risco baixo para ocorrências associadas às chuvas. 

O vento sopra com intensidade fraca de quadrante norte em toda SC, virando de direção sul nas áreas costeiras ao longo da tarde, com rajadas moderadas entre 40 e 60 km/h no Grande Oeste, na Grd. Florianópolis Serrana e no Litoral Sul e no Planalto Sul, com risco baixo para ocorrências associadas aos ventos. 

Será mais um amanhecer com temperaturas altas, que variam entre 14 e 19°C nos planaltos, na Grd. Florianópolis no Vale do Itajaí e no Litoral Norte, e entre 19 e 27°C no Grande Oeste e no Litoral Sul. À tarde as máximas se elevam bastante para esta época do ano, oscilando entre 23 e 30°C no Planalto Sul, no Litoral Sul e na faixa costeira, variando entre 29 e 36°C nas demais regiões. Em Tubarão, a máxima deve chegar a 38°C.

Além da temperatura alta

Com o calor intenso, também há previsão de chuva. Conforme o MetSul, o restante do mês deve repetir o mesmo padrão de chuva registrado na primeira metade do mês. Apesar disso, segundo a Epagri/Ciram, não há indicativo de chuva excessiva neste período.

Em grande parte dos dias, um tempo mais seco predomina, com maior presença de nuvens e condição de pancadas isoladas de chuva. Em algumas localidades do Estado, poderão ser registrados temporais localizados com granizo, principalmente do Planalto ao Litoral.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!