Vítimas estavam a 350 metros do Posto Arroio Central; dois guarda-vidas precisaram de atendimento médico após o salvamento
Foto: Divulgação Três banhistas foram resgatados na tarde deste sábado (15), após entrarem em situação de arrastamento no mar em Jaguaruna.
A ocorrência foi registrada por volta das 16h40.
A situação foi identificada pelo guarda-vidas civil voluntário (GVCV) João Henrique Bitencour Boaventura, que visualizou os três homens em dificuldade cerca de 350 metros ao sul do Posto Arroio Central.
Imediatamente, foi solicitado apoio dos guarda-vidas Anderson Matos de Souza, Jackson Franklin Lima, Willyan Tobler Teixeira e Rafael de Carvalho Dias, que se deslocaram rapidamente para o atendimento.
Para reforçar a ação, o sargento Tonelli utilizou uma moto aquática, garantindo mais agilidade na aproximação das vítimas.
O salvamento foi realizado com o uso de life belts e nadadeiras. As três vítimas - homens de 13, 21 e 29 anos, naturais de São Leopoldo (RS) - foram retiradas do mar com segurança e conduzidas ao posto de guarda-vidas para avaliação.
Segundo os bombeiros, nenhum dos banhistas apresentava sinais ou grau de afogamento. Após a coleta de dados e orientações de segurança, eles foram liberados.
Durante a operação, houve um incidente envolvendo a moto aquática, que resultou em traumatismo leve na cabeça do guarda-vidas Willyan Tobler Teixeira, com ferimento corto-contuso. Ele estava consciente e orientado e foi encaminhado ao Hospital de Caridade de Jaguaruna para avaliação médica.
O guarda-vidas João Henrique Bitencour Boaventura também precisou ser levado ao hospital após apresentar fadiga intensa e cefaleia, em decorrência do elevado esforço físico empregado no salvamento de uma das vítimas, que estava agitada e oferecia resistência devido ao desespero.