Foram mais de 700 atletas adultos e cerca de 270 corredores mirins
Divulgação/Folha Regional Quase mil pessoas participaram da 6ª edição da Corrida do Cooperativismo da Cermoful Energia, realizada na manhã deste domingo, dia 11, na orla do Balneário Esplanada, em Jaguaruna. Foram mais de 700 atletas adultos e cerca de 270 corredores mirins.
O presidente da Cermoful, Rudy Recco, comemorou a adesão crescente à prova e o envolvimento dos associados. “É um evento que cresce a cada edição e reúne adultos, crianças e atletas de diferentes níveis. Isso mostra que a corrida já faz parte do calendário esportivo da região. Cada um que veio correr é um campeão”, afirmou Recco.
O percurso foi um dos grandes desafios. Além da chuva registrada durante a prova, os atletas enfrentaram trechos com passagem por arroios e dunas, exigindo resistência física e atenção redobrada ao longo do trajeto. Participaram atletas dos municípios da Região Carbonífera, de Florianópolis, Tubarão e diversas cidades catarinenses, além de corredores da Argentina.
Os competidores foram divididos nas distâncias de sete quilômetros individual, 14 quilômetros individual e em duplas, além da prova de participação, com três quilômetros e meio. Todos receberam medalha de participação. Ao final, a premiação foi entregue pelo presidente Rudy Recco e convidados. Também foram sorteados dez pares de tênis profissionais de corrida entre os participantes.
Nos sete quilômetros, o melhor tempo masculino foi de Kristyan Fernandes, que completou o percurso em 28 minutos e nove segundos. No feminino, a vitória ficou com Regiane Frasson, com o tempo de 32 minutos e 35 segundos. Presente em todas as edições da Corrida do Cooperativismo, Regiane optou neste ano pela distância menor após competir nos 14 quilômetros em 2025.
“Como eu conheço o percurso, sabia das dificuldades, das dunas e dos arroios. Decidi diminuir a quilometragem. O tempo ajudou, estava fresquinho, com uma garou, e deu tudo certo”, disse a atleta, que agora se prepara para uma corrida no Chile, em abril.
Na prova de 14 quilômetros individual, o vencedor no masculino foi Alexsandro Matheus Daun, com 55 minutos e 48 segundos. No feminino, Luciane de Medeiros Pereira da Silva conquistou o primeiro lugar com o tempo de uma hora, oito minutos e cinco segundos.
Já nos 14 quilômetros em duplas, venceram Daniel Henrique Rosa e Wellinton Barros dos Santos no masculino, com 57 minutos e nove segundos. No feminino, o primeiro lugar ficou com Cristina da Rocha Bez e Tuani Cascaes, com uma hora, 11 minutos e cinco segundos. Nas duplas mistas, a vitória foi de Luiz Henrique Guollo Serafim e Ana Julia Ricardo Nandi, com uma hora, 11 minutos e 44 segundos.
A Corrida do Cooperativismo integra o calendário anual de eventos esportivos da Cermoful e foi realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (Sescoop-SC) e a Prefeitura de Jaguaruna.